Dupla Pimenta e Emanuel falha pódio nos Europeus de canoagem

Os vice-campeões olímpicos de canoagem Fernando Pimenta e Emanuel Silva falharam o pódio nos Europeus de Montemor-o-Velho, quedando-se por um dececionante sétimo lugar na final de K2 1.000.

Lusa /
A dupla portuguesa ainda volta a entrar em ação no domingo Foto: Paulo Novais/Lusa

Uma das grandes esperanças de Portugal para as medalhas ruiu na dupla lusa, que até metade da prova andou em zona de pódio, e até fez um tempo interessante face ao vento lateral, mas foi depois impotente para aguentar o ritmo dos adversários, não conseguindo que a sua habitual forte ponta final fizesse a diferença.

Pimenta e Emanuel terminaram em 3.13,787 minutos, a 3,450 segundos da Alemanha, país que levou o bronze em Londres2012, enquanto a dupla campeã olímpica, os húngaros Rudolf Dombi/Roland Kokeny, ficou também fora do pódio, em quinto lugar.

A prata foi garantida pela Rússia (a 175 milésimos de segundo) e o bronze pela República Checa (a 1,350 segundos).

Os dois canoistas ainda não perderam a ilusão do pódio, uma vez que no domingo disputam a final de K4 1.000, tripulação com que deram o primeiro título europeu a Portugal, em 2011, na altura com o melhor tempo da história na distância.

Esta tarde disputam-se as eliminatórias dos 200 metros, com as esperanças lusas de apuramento para a final a concentrar-se na C1 Hélder Silva e no K2 Teresa Portela/Joana Vasconcelos, que na sexta-feira dececionaram ao falhar o apuramento para a final dos 500 metros.

Os Europeus de canoagem juntam no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho 700 atletas de 29 países.

Tópicos
PUB