Durbridge ganha prólogo do Critérium du Dauphiné

O jovem australiano obteve, assim, a sua primeira vitória numa prova de prestígio, na clássica francesa

RTP /
Luke Durbridge ps/FeMons

Luke Durbridge, da GreenEdge, foi o mais rápido no prólogo do Critério do Dauphiné, disputado nas ruas da cidade francesa de Grenoble, este domingo, no qual Bruno Pires foi o melhor dos dois portugueses em prova.

O ciclista da equipa Saxo Bank terminou na 53.ª posição, a 17 segundos
do vencedor, campeão australiano de contrarrelógio, que se impôs no curto percurso de 5,7 quilómetros, batendo por um segundo o britânico Bradley Wiggins, da Procycling.

Tiago Machado, da Radioshack, o outro português em competição, foi 59.º, a 18 segundos de Durbridge, ainda assim muito melhor resultado do que o obtido por alguns candidatos ao triunfo, casos do luxemburguês Andy Schleck, seu companheiro de equipa, e do espanhol Samuel Sanchez, da Euskaltel, que terminaram a 38 e 29 segundos do vencedor, respetivamente.

Numa prova que funciona como preparação para a Volta a França, o australiano Cadel Evans, vencedor do Tour do ano passado, foi o nono mais rápido, a seis segundos do jovem compatriota, de 21 anos.

"Para mim, foi um resultado enorme! Não esperava ganhar aqui. Esperava entrar no top-5, mas não bater corredores como Bradley Wiggins ou Tony Martin", disse Turbo Durbo, no final

Na segunda-feira, cumpre-se a primeira etapa do Dauphiné, entre Seyssins e Saint-Vallier, na extensão de 187 quilómetros, num percurso acidentado, com seis contagens de montanha (três de quarta, dois de terceira e um de segunda categoria) que pode complicar a tarefa do líder em manter a camisola branca e amarela.
PUB