Equipa Nacional prepara Campeonato Europeu
Realizou-se este fim-de-semana, na Serra da Estrela, o segundo estágio da Equipa Nacional de Parapente com vista à preparação para o 11º Campeonato Europeu da modalidade, que se vai realizar em Abtenau, Áustria, entre Maio e Junho. Para Eduardo Lagoa, seleccionador nacional, “o 3º lugar é o objectivo final”.
Depois de alcançarem a sétima posição por países em 2008, na Sérvia, a fasquia está mais alta este ano com a equipa técnica a ambicionar um lugar no pódio. Eduardo Lagoa afirma que o "terceiro lugar na classificação por equipas é o nosso objectivo final".
Apesar de as condições de voo no país organizador serem bastantes diferentes daquelas que se praticam em Portugal, o seleccionador acredita que os pilotos nacionais "têm competência" para voar lá fora.
Nuno Virgílio, 1º no ranking nacional nos últimos três anos, partilha a mesma opinião. O piloto salienta que, apesar de as equipas alpinas estarem a "jogar em casa (...), nós somos muito polivalentes" e dá como exemplo o seu irmão, Cláudio Virgílio (90º no ranking mundial), que venceu o Campeonato Pré-Europeu no ano passado, prova que serve para ultimar os preparativos para o Campeonato Europeu, e que se disputa no mesmo local e praticamente nas mesmas condições.
Depois de uma alteração no regulamento de competições, que passa a permitir que todas as equipas levem número igual de pilotos, algo que não acontecia até há poucos anos, Nuno faz notar que agora "estamos a lutar de igual para igual com todos os outros países (...) e já demos provas de que temos pilotos com um nível altíssimo". Ainda assim, acredita que vai ser uma prova "renhida e muito interessante".
Nuno Gomes, piloto há 19 anos e Campeão Nacional pela primeira vez em 2009, acredita também numa boa classificação, com a equipa a ficar nos "cinco primeiros".
Numa modalidade em que os pilotos voam e competem quase sempre a nível individual, o também professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto não considera muito complicado o aparecimento do espírito de equipa quando este é necessário. O "ambiente muito, muito bom" e o facto de "não haver dinheiro envolvido" na modalidade são dois elementos que "facilitam muito estas coisas".
Lucília Pêgo, técnica de comportamento e desnvolvimento pessoal, é da mesma opinião e acredita que "se cada piloto trouxer ao de cima o seu melhor, a equipa está constituída pelos melhores, e portanto a pontuação será de certeza boa e vai trazer um bom resultado".
A Equipa Nacional irá realizar ainda dois estágios antes da partida para a Áustria. O Campeonato Europeu vai ter lugar entre 23 de Maio e 5 de Junho deste ano. Em 2011, na vizinha Espanha, mais concretamente em Piedrahita , vai disputar-se o Mundial de Parapente, onde Portugal marcará também presença.