EUA batem a Lituânia e estão na final do Mundial

Os Estados Unidos, atuais campeões, apuraram-se esta quinta-feira para a final do Campeonato do Mundo de basquetebol, que está a decorrer em Espanha, após derrotar com alguma facilidade a Lituânia, por 96-68.

RTP /
fiba

Em Barcelona, tal como há quatro anos no Mundial da Turquia, os norte-americanos encontraram nas meias-finais os lituanos e voltaram a bater a formação europeia, desta vez com uma diferença mais folgada.

Inicialmente, a Lituânia até mostrou argumentos para fazer frente aos campeões mundiais, tendo chegado ao intervalo com apenas oito pontos de diferença (43-35), mas os Estados Unidos com um terceiro período demolidor (33-14) resolveram a primeira partida das meias-finais.

Kyrie Irving, com 18 pontos e quatro assistências, e Klay Thompson e James Harden, ambos com 16 pontos, foram as principais figuras da seleção norte-americana, em que também Kenneth Faried contribuiu com nove pontos e seis ressaltos.

Do lado da Lituânia, que assim pelo segundo Mundial consecutivo voltou a falhar um lugar na final devido aos Estados Unidos, de nada valeram os 15 pontos de Kuzminskas e Valanciunas, que acrescentaram ainda nove e sete ressaltos, respetivamente.

A formação norte-americana, que se apresentou nesta competição sem grande parte das suas principais figuras, como Lebron James, Kevin Durant, Dwayne Wade ou Kobe Bryant, vai defrontar na final o vencedor do encontro França e Sérvia.

Este confronto, que está agendado para sexta-feira em Madrid, vai colocar frente a frente uma formação francesa que é campeã europeia e que deixou pelo caminho a anfitriã Espanha e uma Sérvia que alcançou vitórias expressivas sobre a Grécia e Brasil.

A final será no domingo, no Palácio dos Desportos de Madrid.

PUB