Ex-campeão olímpico francês Florent Manaudou troca natação pelo andebol

O francês Florent Manaudou, campeão olímpico em Londres2012 e medalha de prata no Rio2016 nos 50 metros livres, anunciou hoje que vai fazer uma pausa na natação para se dedicar ao andebol.

Lusa /
Foto: Dominic Ebenbichler/Reuters

Em carta enviada aos órgãos de comunicação franceses, o nadador declarou a troca pelo andebol, desporto que praticou durante 10 anos, para "evitar continuar sem prazer -- nas piscinas -- e por razões erradas".

"Saindo de dois ciclos de quatro anos coroados por duas medalhas olímpicas, quero preservar e ficar com o prazer que foi o meu motor principal, durante os últimos oito anos. Por isso, decidi fazer um parêntesis no meu triplo treino quotidiano, dois de natação e um de musculação", afirmou o francês, que também ganhou prata no Rio de Janeiro nos 4x100 metros livres.

Manaudou, que vai jogar no Aix-en-Provence, da segunda divisão francesa, não descarta regressar à natação, dando o exemplo das carreiras dos norte-americanos Anthony Ervin, que parou durante 12 anos, e Michael Phelps, o atleta mais medalhado da história olímpica, que fez uma pausa entre 2012 e 2014.

"Retive a lição de vida dada por Anthony Ervin e o seu regresso vitorioso e pela gestão de carreira de Michael Phelps, concluiu.

O francês, campeão do mundo de 50 m livres em 2015, 50 m mariposa em 2014 e 4x100 m livres em 2013 e 2015, divulgou que começou a ponderar abandonar a natação no fim dos Jogos Olímpicos, em agosto.
PUB