FC Barcelona conquistou 15º título de Espanha

O FC Barcelona conquistou na noite de quinta-feira o seu 15º título decampeão espanhol de basquetebol, ao receber e bater o TAU, detentor dotroféu, por 90-77, no quarto jogo da final (3-1). 

RTP /
Foto: REUTERS

No Palau Blaugrana, perante 7.716 espectadores, Juan Carlos Navarro, um dos símbolos da geração de ouro do basquetebol espanhol (campeão do Mundo de juniores em Lisboa99), foi a grande figura do encontro, ao conseguir 19 pontos e nove assistências. 
 
"Já ganhei cinco Ligas, mas quero mais, até porque ainda tenho mais quatro anos de contrato", disse Navarro, eleito o "Jogador Mais Valioso" (MVP) da final. 
 
David Andersen e Fran Vasquez, ambos com 18 pontos, e Gianluca Basile, com 17, também foram determinantes no triunfo do "cinco" de Xavi Pascual, que, aos 36 anos, tornou-se o mais jovem técnico a vencer a Liga espanhola (ACB). 
 
O FC Barcelona conquistou, cinco anos depois, o 15º título da sua história e o 12º desde a criação da ACB, em 1983/84: em 26 anos, os catalães contam mais quatro ceptros (12 contra oito) do que o rival Real Madrid. 
 
Na equipa do TAU, que não conseguiu revalidar o título conquistado na época anterior, o sérvio Igor Rakocevic, com 20 pontos, e o brasileiro Tiago Splitter, com 15, foram os que mais tentaram forçar a "negra".

C/LUSA

C/LUSA
PUB