FC Os Piratas de Creixomil na I divisão de futsal

A colectividade vimaranense substitui o FARLAB, clube de Gondomar, obrigada à desistência e à extinção por "dificuldades financeiras"

Carlos Silva c/Lusa /
Legenda da Imagem

O presidente do Futebol Clube Os Piratas de Creixomil, coletividade de Guimarães, confirmou, esta terça-feira, ter aceitado o convite da Federação
Portuguesa de Futebol (FPF) para ocupar a vaga deixada pela desistência do FARLAB, na primeira divisão nacional de futsal.

Em declarações à Agência Lusa, Jorge Lopes adiantou que o convite "ansiado" para integrar o elenco de clubes do principal campeonato nacional de futsal português foi formulado "via telefone" pela Associação de Futebol de Braga (AFB), "a pedido" da FPF.

"Foi hoje, à hora de almoço, que recebi a notícia através de um telefonema.
Aguardávamos ser contactados desde que soubemos que o FARLAB, por razões que lamentamos, desistiu de participar e hoje aconteceu. Ligaram da AFB a pedido da FPF. E aceitámos de imediato o convite. Será um marco histórico para Creixomil e para Guimarães", disse Jorge Lopes.

Questionado sobre se esta estreia não obrigará Os Piratas de Creixomil
a rever e aumentar o seu orçamento, Jorge Lopes confirmou essa necessidade e adiantou que estão a ser feitas reuniões e "todos os esforços" no sentido de "dotar bem" o emblema minhoto.

"Não vamos entrar em loucuras. Vamos bater a muitas portas. Vamos tentar
mobilizar os creixomilenses e também os vimaranenses. Será um campeonato
difícil, mas queremos disputá-lo com dignidade: sem empenhar o clube, mas
também sem envergonhar a freguesia e a cidade", referiu o dirigente.

Atualmente, o Os Piratas de Creixomil joga num pavilhão escolar anexo à EB 2-3 D. Afonso Henriques, em Creixomil, concelho de Guimarães, e é ai que o clube pretende continuar a ter "casa". Apenas em jogos "considerados
grandes" poderá haver alterações.

"O pavilhão do INATEL é muito bom e pode ser uma solução. A Tempo Livre
(empresa municipal responsável pelos equipamentos desportivos de Guimarães, ndR) já o disponibilizou para nós. E também há a possibilidade de jogar em outros locais como no pavilhão do Xico Andebol ou no do Vitória. Serão reuniões que vamos fazer e avaliar bem tudo. Certo é que só para gerar mais receita, acomodar melhor os adeptos e receber as transmissões televisivas é que mudaremos de casa. A nossa casa é Creixomil. Só saímos se for necessário em jogos com Benfica ou Sporting, por exemplo", afirmou o presidente.

Assim, de acordo com Jorge Lopes, na temporada 2012/13, o FC Os Piratas
de Creixomil vai disputar a primeira divisão nacional de futsal, depois de ter ficado no terceiro lugar da Série A da II divisão, na época 2011/12.

Este convite surge cerca de uma semana depois do FARLAB, clube de Gondomar, segundo classificado da Zona Norte, ter anunciado à FPF que não podia competir no principal escalão devido a "problemas financeiros".

À Lusa, o vice-presidente do FARLAB, Miguel Simão, confirmou a desistência e também a extinção do clube.

Quanto ao plantel de Os Piratas de Creixomil, para já, são conhecidos
os nomes do treinador, Ercílio Teixeira (ex-Nogueirense), e dos jogadores
Luís Gonçalves, Hugo Magalhães, João Machado, Nuno Sampaio, Hugo Pereira, Ricardo Machado "Kayão" e André Guimarães, que renovaram contrato.
Tópicos
PUB