FC Porto perde na Taça Europa de basquetebol

por Mário Aleixo - RTP
Os portistas nunca tiveram argumentos para contrariar os franceses D.R.

O FC Porto perdeu em Cholet, por 95-83, um resultado que deixa os "dragões" no segundo lugar final do seu grupo na Taça Europa de basquetebol.

Com o segundo lugar no Grupo I, o FC Porto ficou a saber que jogará contra o vencedor do Grupo J, nos quartos de final, dia 8 de março, na Finlândia, e dia 15 de março, no pavilhão dos portistas.

Vlad Voytso e Michel Finke, ambos com 19 pontos, foram os melhores marcadores do jogo pelo FC Porto, com Marvin Clark a chegar aos 10 pontos.

A equipa portuguesa só esteve melhor no quarto e último tempo, com 25-20, após parciais para o Cholet de 28-18, 25-21 e 22-19.

Sem os lesionados Max Landis e Teyvon Myers (entorse no tornozelo), que não viajaram para França, e com Miguel Queiroz também impossibilitado de jogar, por lesão na anca ocorrida no derradeiro treino prévio ao jogo, esperava-se muitas dificuldades nesta deslocação a casa do Cholet, que pretendia "vingar" a pesada derrota sofrida em Portugal.

Com a passagem aos "quartos" já assegurada, foi compreensível que desta vez os "dragões" não colocassem tanta pressão no jogo.

Ainda assim, chegaram a ter uma vantagem de quatro pontos de vantagem (9-5), antes de tudo virar com um parcial de 11-0 desfavorável (16-9), a obrigar Fernando Sá a pedir um desconto de tempo.

No segundo período, o FC Porto sofreu um parcial de 10-3 (38-21), quando a cada triplo favorável correspondia imediatamente uma jogada de três pontos do Cholet.

Uma boa recuperação (12-2) deixou depois os "dragões" a apenas sete pontos do Cholet (43-36), mas nova sequência negativa de 10-3 recolocou a diferença em 14 pontos ao intervalo (53-39).

No terceiro período, foi patente a dificuldade dos visitantes em encurtar distâncias, com os portistas a entrarem para o último quarto a perder por 17. Nos minutos finais, chegaram a reduzir para 10, antes de um último cesto colocar o resultado final em 95-83.


pub