Portugal é Campeão Mundial de Futsal pela primeira vez

por Marcos Celso - RTP
EPA

O sonho tornou-se realidade com a conquista de Portugal do troféu mundial em Futsal, a juntar ao título europeu de que é detentor. O jogo da final, disputada em Kaunas, na Lituânia, terminou com uma vitória por 2-1.

A Argentina entrou decidida a ameaçar a baliza portuguesa. Portugal viu a Argentina a criar a primeira oportunidade com um remate que Bebé desviou para o poste aos oito minutos. 

A resposta foi crescendo, e quando a seleção albiceleste ficou reduzida a quatro jogadores - Cristian Borruto foi expulso por agredir Ricardinho) -, Portugal atirou ao poste. Aos quinze, surgiu o golo por Pany, um verdadeiro “matador” pois já conta com 7 golos neste Mundial. O intervalo chegou com a seleção de Jorge Braz a mostrar-se superior aos atuais campeões mundiais e a vencer pela margem mínima de 1-0. 

No regresso, a equipa sul-americana mostrou-se mais pressionante, mas foi Erick a livrar-se de um adversário e a “picar” a bola por cima do guarda-redes, com o esférico a bater na barra da baliza. Logo depois, a Argentina ia marcando, mas abola bateu no poste. A meio desta segunda metade, Pany voltou a marcar, fez o 2-0, mas a Argentina reduziu de imediato e fez o 2-1. 

Os nervos foram crescendo de parte a parte, com a Argentina mais pressionante, mas do outro lado estava Bebé e alguma sorte à mistura, pois a poucos segundo de terminar, na última jogada, a Argentina atirou novamente ao poste. Até que soou o apito final, e o sonho tornou-se realidade com a conquista de Portugal do troféu mundial em Futsal.

Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina.


Brasil em terceiro

A formação 'canarinha' esteve em devantagem por duas vezes, mas acabou por vencer o Cazaquistão, por 4-2, no jogo de atribuição do tercerio e quarto classificado.
 

Marcelo enaltece feito extraordinário que "orgulha todos os portugueses"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial hoje alcançado, um "feito desportivo extraordinário" que "orgulha todos os portugueses", recebendo a equipa no Palácio de Belém na segunda-feira.


Costa felicita seleção por "mais um grande feito para o desporto nacional"

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje a seleção portuguesa de futsal pelo título de campeã mundial alcançado pela primeira vez, considerando ser "mais um grande feito para o desporto nacional".

A seleção portuguesa de futsal sagrou-se hoje pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina, que detinha o título, na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia.

Numa mensagem publicada no Twitter, António Costa deu os parabéns à seleção portuguesa de futsal por se ter sagrado "campeã do mundo da modalidade, num jogo de muitas emoções".

"Felicito a equipa técnica liderada por Jorge Braz, os jogadores e a FPF por mais um grande feito para o desporto nacional", refere a mesma nota.


Governo felicita "melhor equipa de futsal do mundo"

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, felicitou hoje a seleção portuguesa de futsal, que se sagrou campeã mundial, na Lituânia, sublinhando que "Portugal é a melhor equipa do mundo".

"O que mais esperar de uma Seleção Nacional? Primeiro a Europa e agora o mundo! Portugal é a melhor equipa de futsal do mundo! Muitos Parabéns @FPF_Futebol e todos os amantes do futsal!", escreveu João Paulo Rebelo na sua conta na rede social Twitter.


Ficha de Jogo da Final

Final do Campeonato do Mundo Lituânia 2021
Arena de Kaunas

Árbitros: Nurdin Bukuev (Quirguistão) e Mohamed Hassan (Egito).
Terceiro árbitro: Christopher Sinclair (Nova Zelândia).
Cronometrista: Gelareh Nazemi (Irão).

ARGENTINA - PORTUGAL

Argentina (cinco inicial): Nicolas Sarmiento; Angel Claudino, Santiago Basile, Alan Brandi e Pablo Taborda.
Suplentes: Lucas Farach; Damian Stazzone, , Lucas Bolo Alemany, Maximiliano Rescia, Leandro Cuzzolino - Cap., Cristian Borruto, Constantino Vaporaki, Andres Santos e Matias Edelstein.
Treinador: Matias Lucuix.

Portugal (cinco inicial): Bebé; João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho - Cap. e Fábio Cecílio
Suplentes: Vítor Hugo; André Coelho, Tomás Paçó, Afonso, Miguel Ângelo, Pany, Tiago Brito, Erick e Zicky.
Treinador: Jorge Braz.

c/Lusa
pub