Francisco Lobato na 27.ª posição na primeira etapa

O velejador português Francisco Lobato terminou na 27. posição da primeira etapa da Solitaire du Fígaro, que terminou na noite de quarta-feira em Gijón, França.

RTP /
Francisco Lobato CETM

 "Foi uma etapa bastante longa, estivemos quatros dias no mar. Com ventos fracos e ventos muito forte, exemplo disso foi a chegada aqui ao Porto de Gijón. De repente formou-se uma espécie de minitrovoada à entrada do porto, em que o vento chegou a atingir os 40 nós", explicou Francisco Lobato, citado pela sua assessoria de imprensa.  
 
    O português sofreu ainda várias peripécias durante a etapa, iniciada em Paimpol, França, com um dos lemes a soltar-se a meio do percurso e ainda problemas com uma vela que começou a sair do mastro.  
 
    "Foi uma etapa longa, a saída do Golfo da Biscaia foi difícil, dado o pouco vento, e acabei por não tomar a opção certa. Mas cheguei e ainda temos mais duas etapas pela frente", acrescentou.   
 
    Os velejadores participantes terão ainda mais dois percursos, o próximo com início a 01 de julho, com destino a St. Gilles-Croix-de-Vie, uma regata com 486 milhas, mas mais costeira.  
PUB