Francisco Lufinha prepara ligação Lisboa-Madeira

Francisco Lufinha vai tentar bater o recorde da ligação entre Lisboa e a Madeira em kitesurf.

Mário Aleixo c/Lusa /
Francisco Lufinha espera vento forte para bater recorde Facebook

Francisco Lufinha espera um vento norte e forte, na ordem dos 20 nós, para iniciar a sua maior aventura: bater o seu próprio recorde da maior viagem de kitesurf sem paragens, na ligação entre Lisboa e a Madeira.

A partir de sábado, começa o período de espera para a partida, sempre dependente das previsões a três dias fornecidas pelo Instituo Hidrográfico da Marinha.

Em 2013, Francisco Lufinha fixou em 564 quilómetros, numa ligação entre o Porto e Lagos, o recorde da maior viagem de kitesurf sem paragens, numa travessia que durou 29 horas.

Agora, o desafio quase duplica: Lisboa e o Machico estão separados por 1.000 quilómetros, e a previsão de tempo da ligação ronda as 40 horas.

No final de 2014, Lufinha realizou a primeira travessia de sempre de kitesurf entre as Ilhas Selvagens e o Funchal, no arquipélago da Madeira, tendo percorrido cerca de 300 quilómetros em 12 horas.

Além do vento, Francisco Lufinha, que completa 32 anos em agosto, pede também lua cheia e céu limpo, enumerando os benefícios de fazer a maior parte da travessia durante a noite.

Numa preparação que dura há quase um ano, Francisco Lufinha divide, sempre que o vento ajuda, o dia em duas partes: de manhã treina em terra e à tarde no mar.

Para já, Lufinha não quer pensar, ou pelo menos revelar, novos desafios, e espera pelo vento que lhe permitirá partir do Cais da Colunas, em Lisboa, num qualquer fim de tarde, depois de 20 de junho.
PUB