Frederico Gil não resistiu a "Rafa" Nadal

por RTP
O desapontamento de Frederico Gil, que fez sofrer Nadal AFP

Numa partida de cerca de uma hora e um quarto, o tenista português chegou a ameaçar o maiorquino mas acabou derrotado, por 2-0

O melhor português de sempre na lista da ATP, Frederico Gil, foi eliminado, esta segunda-feira, na terceira ronda do torneio de ténis de Miami, Florida, pelo espanhol e número um mundial, Rafael Nadal, por 7-5 e 6-3.

No primeiro "set", Gil recuperou a quebra de serviço, impondo uma igualdade 3-3, mas, a perder por 5-6, voltou a permitir que o tenista maiorquino fechasse o parcial com nova quebra do serviço (7-5).  
 
Ainda assim, Frederico Gil, actual 74.º da hierarquia mundial, em cerca de uma hora, conseguiu três "ases", mais um que Nadal. 
 
No "set" seguinte, que durou apenas 35 minutos, o tenista de Colares chegou a liderar por 2-0, quebrando o serviço de Nadal, mas perdeu os quatro jogos seguintes (2-4) e Nadal venceria por 6-3, com 86 por cento de eficácia no primeiro serviço. 

O seleccionador nacional, Pedro Cordeiro, ouvido por José Mateus, jornalista da Antena 1, realçou a "excelente exibição, principalmente no primeiro «set»".

Mantendo Gil o resultado equilibrado, criou dificuldades a Nadal em fechar o jogo, que um momento de desconcentração do português veio a comprometer.

Sobre o futuro, Cordeiro reconhece "uma grande margem de progressão" a Frederico Gil, que pode atingir, a breve prazo, o top-50, frisando que a sorte nos sorteios também é necessária, porque se apanhar um "truta" logo na primeira ronda a coisa é mais difícil.

"Tudo é possível", concluiu Pedro Cordeiro.   

João Cunha e Silva, treinador de Gil, considerou que "deu uma demonstração de como está a jogar no momento", com acerto táctico, que, contudo, pode ser melhorado.

"Na próxima actualização do «ranking» vai dar um saltinho". previu o técnico, acrescentando estar Frederico "a começar a esboçar a subida a um patamar superior".
  
pub