Freixieiro marca arranque do "play-off", Benfica parte como favorito
A eliminatória entre o Freixieiro e o Sporting marca sábado o início dos "play-offs" do campeonato português de futsal, com o bicampeão Benfica a assumir-se como o principal favorito à conquista do título.
Num ano em que a final se joga, pela primeira vez há melhor de cinco jogos, o Benfica, vencedor da fase regular e finalista da Taça de Portugal, inicia a defesa do título frente ao Instituto D. João V, num "confronto de grande responsabilidade", que os "encarnados" vão "encarar como uma final".
"A equipa está moralizada, fomos a equipa mais regular durante a primeira fase, estamos na final da Taça. Estamos muito motivados para renovar o título", disse André Lima.
Na próxima fase, o Benfica pode encontrar o Sporting ou o Freixieiro, mas André Lima considera que "quem quer ser campeão não pode estar preocupado com quem vai encontrar nas meia-finais".
O embate entre Sporting, quinto classificado da fase regular, e Freixieiro, quarto, é o "prato forte" dos quartos-de-final, com o treinador dos "leões", Paulo Fernandes, a assumir a ambição de "vencer todos os jogos" até ao final para "ser campeão".
O quinto lugar obriga o Sporting a jogar fora o último e decisivo encontro das várias eliminatórias, um facto que Paulo Fernandes considera "importante, mas não determinante".
"Nos dois últimos 'play-offs' perdemos sempre em casa, mas conseguimos dar a volta em casa do adversário. O Sporting está bem, fez uma segunda parte da temporada muito boa" , disse.
O treinador do Freixieiro, Joaquim Brito, garantiu que quer "ganhar em Loures" -- casa do Sporting -- para depois ter "duas hipóteses em casa para garantir o apuramento".
Os resultados frente ao Sporting na fase regular -- um empate (4-4) e uma derrota (4-3) -- deixaram em Joaquim Brito "a certeza de que existe de facto um equilíbrio" entre as duas equipas e que o conjunto de Matosinhos tem "condições para ganhar".
Apesar de ter diminuído bastante o orçamento, a Fundação Jorge Antunes terminou a fase regular na segunda posição e o treinador dos vizelenses, Paulo Tavares, garante que "o objectivo é atingir as meias-finais", considerando que, "com alguma sorte", o título é possível.
"Isso obriga-nos a passar agora o Fundão. A partir daí, tudo é possível. O Belenenses ou o Alpendorada são muito fortes em casa e um pouco mais previsíveis fora de casa. Temos a vantagem de ter dois jogos dentro de casa", referiu.
Finalista vencido em 2008, o Belenenses terminou a primeira fase na terceira posição e defronta agora o Alpendorada, a quem ainda não ganhou esta temporada.
"O campeonato está mais equilibrado, por cima. Algumas equipas complicaram e obrigaram as equipas teoricamente mais fortes a perder pontos. O Alpendorada tem esse perfil, uma equipa boa e que vai tentar complicar ao máximo a vida do Belenenses", referiu o técnico dos "azuis", Alípio Matos
Para o técnico, "o objectivo é discutir títulos", lembrando que o Belenenses também já garantiu a presença na final da Taça de Portugal, na qual defronta o Benfica, a 30 de Maio.
C/ Lusa