Futebol de rua nas areias de Copacabana
O que um dia foi apenas um jogo de futebol “a brincar” entre vizinhos de bairro vai estar em competição mundial pela oitava vez. Na cidade do Rio de Janeiro estão os oito jovens que representam Portugal no Mundial de Futebol de Rua, o "Rio 2010 Homeless World Cup", que irá decorrer ao longo desta semana.
A estreia aconteceu no passado Domingo e os rapazes, com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos, derrotaram a Áustria com muita confiança. Aliás, confiança e empenho são os trunfos desta equipa, pois, como explicou à Lusa um dos jogadores, João Pedro Maré, de 18 anos, "não posso dizer que nós somos campeões, mas vamos fazer para isso". ´
A este jovem açoriano juntam-se os jogadores Cristiano Marques (Seixal, Setúbal), Flávio Pereira (Beja), André Lemos (Aveiro), Sérgio Silva (Coimbra), Pedro Ferreira (Madeira), Rui Garcia (Famões, Lisboa) e Rui Andrade (Setúbal).
Uma iniciativa que reforça a opinião do coordenador do projecto Futebol de Rua da Associação CAIS, Gonçalo Sequeira dos Santos, o qual explicou à Lusa que a competição pode contribuir para "o reforço da auto-estima e o desejo de conquistar os objectivos que têm não só dentro de campo, mas acima de tudo, fora de campo".
De acordo com as regras, os jogadores só podem participar numa edição do Mundial de Futebol de Rua. Quanto à seleção dos que levam o nome de Portugal mais além, é feita a partir de um grupo de jovens que se destacaram pelo bom trabalho com os técnicos, demonstrando interesse em melhorar as suas condições de vida, ou seja, retomar os estudos, procurar emprego ou fazer formação profissional.
"Todos os participantes da equipa estão neste momento a estudar, ou irão recomeçar os estudos após regressarem a Portugal", garantiu o técnico de reabilitação e inserção social.
Para além de salvaguardar que o futebol é bem mais que apenas um passatempo para estes jovens, Gonçalo Sequeira dos Santos sublinha ainda que a maior vitória resultante da participação neste Mundial é “a riqueza de conhecer novas culturas”.
c/ Lusa