Futebol praia: Itália abre Mundial com goleada sobre a Costa Rica

A Itália abriu com uma vitória sobre a Costa Rica (6-1) a participação no Grupo B do Mundial de futebol de praia, no jogo de abertura da prova que se disputa na Praia da Baía, em Espinho.

RTP com Lusa /
Gabriel Gori marcou na vitória da Itália EPA

A seleção, que recentemente ganhou a medalha de prata nos Jogos Europeus e apontada como uma das favoritas do Mundial, não podia desejar um melhor início de competição, colocando-se a vencer logo aos 34 segundos numa bicicleta de Gabriele Gori.

O oitavo lugar no 'ranking' da Itália pesou depois de a Costa Rica - no seu segundo Mundial depois do 15.º lugar em 2009 - ter chegado ao empate, por Greivin Pacheco, respondendo com mais dois golos até ao final do primeiro período e mais quatro - com Gabriele Gori a consumar o primeiro 'hat-trick' da prova - no segundo tempo.

No derradeiro período, a formação costarriquenha não conseguiu atenuar a vantagem conseguida pela Itália e foi quase sempre uma equipa descoordenada, enquanto os transalpinos faziam uma gestão do esforço.

Gabriele Gori sai deste jogo como a primeira grande figura deste Mundial, não só pelo espetacular golo madrugador, mas, sobretudo, pelos três golos que acabaram com a resistência da Costa Rica.



Jogo no Estádio da Praia da Baía, em Espinho.

Itália - Costa Rica, 0-0.

No final do primeiro período: 2-1.

No final do segundo período: 6-1.

Marcadores:

1-0, Gabriele Gori, 01 minutos.

1-1, Greivin Pacheco, 06.

2-1, Gabriele Gori, 09.

3-1, Emmanuele Zurlo, 13.

4-1, Gabriele Gori, 16.

5-1, Andres Villegas, 19 (autogolo).

6-1, Emmanuele Zurlo, 19.



Equipas:

- Itália: Stefano Spada, Michele Di Palma, Dário Ramacciotti, Gabriele Gori e Paolo Palmacci. Jogaram ainda Raffalele Ortolini, Matteo Marrucci, Alessio Frainetti, Simone Marinai, Emmanuele Zurlo e Simone del Mestre.

Selecionador: Masimiliano Esposito.

- Costa Rica: Vladimir Adanis, Jose Mendoza, Wiiliam Leon, Jason Campos e Danny Johnson. Jogaram ainda Andres Villegas, Luís Jimenez, Cristian Sanchez, Greivin Pacheco, Josimar Downer e Alfredo Azuola e Niels Fallas.

Selecionador: Franklin Zuniga.



Árbitro: Ivo de Moraes (Brasil) e Gustavo Dominguez (Paraguai).

Ação disciplinar: nada a assinalar.

Assistência: cerca de 3.200 espetadores.
PUB