Ginobili leva San Antonio Spurs ao 22.º triunfo

Duas acções decisivas de Manu Ginobili nos instantes finais selaram quinta feira em Denver (113-112) o 22.º triunfo dos San Antonio Spurs, que continuam a liderar a fase regular da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA).

RTP /
Manu Ginobili conduz mais um ataque da sua equipa Getty Images

O argentino esteve "adormecido" nos primeiros três quartos, nos quais só marcou um de oito "tiros" de campo, mas despertou no período das decisões, a tempo de acabar com 16 pontos e selar o sétimo triunfo consecutivo dos texanos.

Num embate muito equilibrado, Ginobili resolveu, primeiro com um lançamento a 4,2 segundos do final e depois ao ganhar uma falta ofensiva a Carmelo Anthony, que marcou, mas viu o cesto ser anulado, com quatro décimos para jogar.

Antes, os Spurs lideravam por 111-108, mas Carmelo, autor de 31 pontos e nove ressaltos, marcou dois cestos consecutivos, o segundo após António McDyess ter recolocado mal a bola em jogo, permitido a interceção a JR Smith.

Tim Duncan, com 28 pontos e 16 ressaltos, e o francês Tony Parker, com 24 pontos e nove assistências, foram também determinantes no 22.º triunfo, em 25 jogos, dos Spurs, que, assim, conseguiram permanecer à frente dos Boston Celtics.

Os vicecampeões em título somaram o 12.º triunfo consecutivo, passando para 21 vitórias e quatro derrotas, ao vencerem em casa os Atlanta Hawks por 102-90, com seis jogadores a conseguirem 10 ou mais pontos.

Mesmo desfalcados de Shaquille O'Neal, Kendrick Perkins, Jermaine O'Neal e ainda o base Rajon Rondo, que se lesionou no último encontro, os Celtics venceram, liderados por 17 pontos e 14 ressaltos de Kevin Garnett.

O suplente Glen Davis, com 18 pontos e 10 ressaltos, Ray Allen, com 18 pontos, Paul Pierce, com 15 pontos e 10 assistências, e Nate Robinson,
com 14 pontos, como substituto de Rondo, estiveram também em destaque nos anfitriões, enquanto Marvin Williams, com 26, comandou os Hawks.

No outro encontro da ronda, os New Jersey Nets colocaram um ponto final em oito desaires consecutivos, ao receberem e baterem os Washington Wizards por 97-89, com 29 pontos e nove assistências de Devin Harris e 18 pontos de Brook Lopez.

C/Lusa
PUB