Governo felicita Diogo Ribeiro pelo título mundial de natação

por Lusa
Foto: Clodagh Kilcoyne - Reuters

O primeiro-ministro português António Costa destacou o feito de Diogo Ribeiro, que conquistou hoje a medalha de ouro nos 50 metros mariposa dos Mundiais aquáticos, em Doha, no Qatar.

"Ao sagrar-se campeão mundial de 50 metros mariposa, em Doha, Diogo Ribeiro continua a fazer história com as cores nacionais. Depois da prata, o primeiro ouro da história da natação portuguesa em Mundiais! Uma enorme conquista para Portugal. Parabéns, campeão!", lançou na rede social X o governante. 

"Não tenho palavras neste momento. O inicio não foi bom mas estou muito feliz por ser campeão do mundo", reagiu o nadador do Benfica, de 19 anos, imediatamente após a prova.

 

Em 2023, em Fukuoka, no Japão, Diogo Ribeiro tinha conquistado a primeira medalha portuguesa em Mundiais de natação, com o segundo lugar na final de 50 metros mariposa, tornando-se já este ano o primeiro luso a chegar a duas finais.

Também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, elogiou Diogo Ribeiro através do X.

"Depois da prata em 2023, Diogo Ribeiro é o novo campeão do mundo de 50 mariposa! Os portugueses devem ter muito orgulho neste feito, que muito prestigia o desporto português. Parabéns ao Diogo e à natação portuguesa!", escreveu.

O atleta luso, recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, está ainda inscrito nos 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa dos Mundiais de 2024, distâncias em que já tem garantido o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024.

Tópicos
pub