Halterofilista Kim Un-Ju bate mais um recorde mundial nos Jogos Asiáticos

A halterofilista da Coreia do Norte Kim Un-Ju bateu hoje o recorde mundial do arremesso na categoria de 75 kg, ao levantar 164 kg, nos Jogos Asiáticos, em Incheon, na Coreia do Sul.

Rui Mendes c/ Lusa /
Legenda da Imagem Reuters

Kim Un-Ju, que bateu o terceiro recorde mundial da jornada de hoje dos Jogos Asiáticos, superou em um quilo a anterior marca, que pertencia à russa Nadezhda Yevstyukhina.

No combinado (arremesso e arranco), a halterofilista da Coreia do Norte, país que conquistou a quarta medalha de ouro nos Jogos Asiáticos, bateu o recorde da competição, com um total de 292 kg.

Antes, na jornada de hoje, tinham sido batidos mais dois recordes mundiais de modalidades olímpicas, no tiro (carabina a 50 metros) e no tiro com arco.

No tiro, a seleção masculina chinesa, formada por Zhao Shengbo, Lan Xing e Liu Gang, conseguiu um resultado combinado de 1.876 pontos, superando em quase três pontos a anterior marca, que pertencia à seleção de França.

O recorde anterior (1.873,6 pontos) tinha sido obtido em 2013 por Cyril Graff, Michael Halluin e Valerian Sauveplane durante os últimos Europeus, que decorreram na Croácia.

Na prova feminina de tiro com arco por equipas, a Coreia do Sul registou também um novo recorde mundial, com 238 pontos em 240 possíveis, marca alcançada nos quartos de final da prova.

O anterior recorde mundial de equipas femininas de tiro com arco pertencia aos Estados Unidos, com 236 pontos.
PUB