Irlanda bate favorita Austrália

A Irlanda protagonizou hoje a primeira grande surpresa no Mundial de râguebi de 2011, a decorrer na Nova Zelândia, ao bater a Austrália, vencedora do Torneio das 3 Nações, por 15-6, em Auckland.

RTP /
Jogadores da Irlanda celebram a vitória perante a poderosa Austrália Getty Images

Num embate sem ensaios, dois pontapés de penalidade e um "drop" de Jonathan Saxton e dois pontapés de Ronan O'Gara selaram o triunfo do conjunto europeu.

A capacidade defensiva dos irlandeses foi decisiva, não permitindo aos australianos qualquer ensaio, mesmo quando o poderoso conjunto da Oceânia logrou chegar muito perto dos postes.

Os irlandeses, que já haviam vencido os Estados Unidos, por 22-10, somaram o segundo triunfo no Grupo C e estão, praticamente, nos quartos de final, já que, nos últimos jogos, terão pela frente Rússia e Itália.

Por seu lado, a Austrália, vencedora por 32-6 na estreia, face à Itália, não comprometeu a qualificação, mas está "condenada" ao segundo lugar do agrupamento, que lhe pode reservar um encontro prematuro com a África Sul.

O conjunto australiano, que não perdia um jogo na fase de grupos desde 1995 (com os sul-africanos), medirá forças no próximo jogo com os Estados Unidos, sexta-feira.

Nos outros encontros disputados hoje, a Argentina e a África do Sul estiveram imparáveis face a Roménia (43-8) e Fiji (49-3), respetivamente.
PUB