JO2026. Português Emeric Guerillot desqualificado em slalom na despedida olímpica

JO2026. Português Emeric Guerillot desqualificado em slalom na despedida olímpica

O esquiador Emeric Guerillot foi hoje desqualificado na primeira manga da prova de slalom, terminando a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina2026, onde igualou o melhor resultado de sempre de um atleta português em esqui alpino.

Lusa /
Foto: Comité Olímpico Portugal

Emeric Guerillot, que disputou pela primeira vez a mais importante competição mundial de desportos de inverno, resistiu apenas 10 segundos na descida no centro de esqui de Stelvio, em Itália, realizada sob condições climatéricas muito adversas, com queda de neve intensa, que custou a eliminação de mais de metade dos 95 participantes.

“Hoje foi um pouco mais complicado do que o habitual, no slalom. Não é a minha disciplina mais forte. O percurso era muito exigente, além de muito duro, muito técnico, com muitas curvas e bastante gelo”, explicou Emeric Guerillot, em declarações divulgadas pelo Comité Olímpico de Portugal (COP).

O esquiador português, de 18 anos, já não competirá na segunda manga, que se inicia às 12:30 (hora de Lisboa), na qual o norueguês Atle Lie McGrath partirá com o melhor tempo, de 56,14 segundos, à frente do suíço Loic Meillard (56,73) e do austríaco Fabio Gstrein (57,08), segundo e terceiro mais rápidos na primeira manga, respetivamente.

Emeric Guerillot, de 18 anos, já tinha feito história ao igualar o melhor resultado de um atleta português em provas de esqui alpino, logo na estreia olímpica, na quarta-feira, ao ser 32.º classificado no Super G, 32 anos depois de Georges Mendes ter obtido o mesmo resultado no slalom em Lillehammer1994.

“Assim termina a minha participação nos Jogos Olímpicos. Estou muito contente com o que consegui produzir. Foi a minha primeira experiência e espero que haja muitas outras, mas, para já, estou mesmo muito satisfeito com o que consegui realizar. Tive bons resultados e, sobretudo, estou muito orgulhoso do Super G, onde sinto que consegui realmente esquiar bem”, observou.

No sábado, o jovem esquiador português terminou o slalom gigante no 38.º lugar, na sequência de uma recuperação ligeira na segunda manga, numa prova em que o brasileiro Lucas Pinheiro Braathen – outra das ‘vítimas’ do percurso no slalom de hoje - conquistou a primeira medalha em Jogos Olímpicos de Inverno para um país sul-americano.

“Espero participar novamente noutros Jogos Olímpicos e, dessa vez, fazer também as provas de velocidade, ou seja, o downhill e o Super G. (...) Quero também tentar fazer várias Taças do Mundo antes dos próximos Jogos Olímpicos, sobretudo nas provas de velocidade, para chegar lá da próxima vez e tentar realmente apontar, quem sabe, para um top-20, um top-15, um top-10”, disse o esquiador luso.

Além de Emeric Guerillot, Portugal está representado em Milão-Cortina2026 por José Cabeça, que também já terminou a participação olímpica, e pela irmã Vanina Guerillot, responsável pelo encerramento da presença portuguesa no evento, na quarta-feira, na prova de slalom.
PUB