João Costa em sétimo na final de tiro

João Costa terminou em sétimo lugar na final da prova de pistola de ar comprimido a 10 metros, em tiro, dos Jogos Olímpicos Londres2012. A medalha de ouro foi conquistada pelo sul-coreano Jin Jong-oh.

RTP /
João Costa no complexo Royal Artillary Barracks após a prova João Relvas/Lusa

“É um resultado que me satisfaz bastante. Ser novamente sétimo ao fim de 12 anos é ótimo, é uma maravilha. Foi muito difícil a qualificação para vir aos Jogos, mas estar aqui em sétimo lugar é inesquecível. Espero que os outros portugueses da comitiva não se deixem deslumbrar e façam o seu melhor também”, afirmou João Costa.

O chefe da missão olímpica, Mário Santos, considerou que este foi o “primeiro grande resultado” e que João Costa demonstrou que “temos muitos atletas com valor”. “Foi um bom início para a nossa missão”, acrescentou.

O atirador português terminou com 682,3 pontos, depois de ter passado à final com 583 pontos, no oitavo lugar. O homem da Figueira da Foz igualou o seu melhor registo olímpico, em Sidney2000.

João Costa vai ainda participar nos próximos dias na prova de pistola de ar comprimido a 50 metros, em tiro. “Amanhã começo já a treinar”, revelou.

Em relação ao vencedor dos 10 metros, Jin Jong-oh já tinha sido o melhor na qualificação e agora melhorou a sua prestação em relação aos últimos Jogos Olímpicos. Em Pequim2008, o sul-coreano tinha obtido a medalha de prata.

Quanto aos restantes lugares do pódio de Londres, o segundo posto foi ocupado pelo italiano Luca Tesconi, enquanto que o sérvio Andrija Zlatic ficou em terceiro.

PUB