João Garcia vai escalar montanha com mais de 8000m
O alpinista João Garcia parte esta terça-feira para o Paquistão com o objectivo de escalar o Broad Peak, uma montanha com 8047 metros de altitude, sem o auxílio de oxigénio.
João Garcia prepara-se para escalar a 11ª montanha da sua carreira apenas algumas semanas depois de ter atingido o topo do Makalu (8463 metros).
O alpinista está a tentar alcançar o cume das 14 montanhas com mais de oito mil metros de altitude sem auxílio de oxigénio, e o Broad Peak, a 12ª montanha mais alta do mundo, é mais uma etapa deste desafio.
"Esta será uma montanha mais acessível no que diz respeito à altitude, mas todas estas montanhas são bastante difíceis. Esta terá riscos acrescidos, já que terá no cume uma aresta bastante longa, que nos expõe durante muito tempo a altitudes extremas, ou seja, acima dos oito mil metros", explica João Garcia à Antena 1.
A expedição dura cerca de um mês: "Embora a escalada em si demore apenas quatro a cinco dias, na verdade temos que chegar até à base da montanha e depois temos que habituar gradualmente o nosso organismo à altitude e para isso são precisas quatro a cinco semanas".
João Garcia escalar o Broad Peak integrado num grupo de 12 pessoas. A expedição estava prevista apenas para daqui a alguns meses, mas foi antecipada de forma a evitar os efeitos da pós-monção, que tem dificultado as escaladas durante o Outono.
O desafio seguinte do alpinista é escalar uma montanha no Nepal.