Judocas disputam 14 lugares para os Olímpicos

O campeonato europeu de Judo disputa-se no próximo fim-de-semana, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Portugal vai estar representado com onze atletas, a maioria dos quais ainda concorre por uma medalha que garanta o passaporte para os Olímpicos.

RTP /
Telma Monteiro não vai estar no europeu deste fim-de-semana devido a uma lesão D.R.

A selecção nacional vai estar representada no europeu da modalidade com 11 judocas, seis homens e cinco mulheres.

A competição é a última prova de apuramento europeu para os Jogos Olímpicos de Pequim. Dos portugueses em competição apenas João Pina e João Neto já estão apurados.

Telma Monteiro também já tem passaporte garantido para a China, mas não vai estar no europeu deste fim-de-semana devido a uma lesão.

"Acredito que eles são capazes de conseguir bons resultados. Há pessoas que precisam de medalhas para estar presentes nos Jogos Olímpicos e acho que era importante que eles sentissem o apoio do público", afirma a atleta.

O director desportivo da Federação Portuguesa de Judo, Luís Monteiro, estabelece como objectivos nacionais para a competição "um a dois lugares de finalista e um a dois lugares de semi-finalista".

O presidente da Federação, António Aleixo, destaca a presença dos "melhores atletas da Europa" no Pavilhão Atlântico.

"Todos aqueles que ainda não estão classificados vão tentar a sua classificação. De certeza absoluta que vai ser um campeonato muito disputado", prevê.

Neste campeonato estão em jogo nove lugares masculinos e cinco femininos para os Olímpicos.

PUB