Kelly Slater vence Tiago Pires em França

O português Tiago Pires foi hoje relegado para a repescagem do Quiksilver Pro France, da sétima etapa do Circuito Mundial ASP, após ter sido derrotado pelo norte-americano Kelly Slater e pelo havaiano Dusty Payne na primeira eliminatória.

RTP /
Tiago Pires não resistiu ao poder de Slater EPA

No quarto "heat" da primeira prova europeia do circuito, Slater, 11 vezes campeão mundial e atual terceiro classificado no "ranking" do circuito, qualificou-se diretamente para a terceira ronda ao contabilizar 12,06 pontos (6,83 e 5,23), superando Payne, que somou 7,74 (5,67 e 2,07), e "Saca", que contou 4,16 (2,83 e 1,33).

O surfista português, atual 22.º da hierarquia, vai "lutar" pela permanência em prova na segunda eliminatória, tal como Payne.

Slater já tinha derrotado "Saca" no campeonato norte-americano em Trestles, a 16 de setembro último, no caminho para a vitória no Hurley Pro, igualmente num "heat" tripartido.

Após o oitavo embate no circuito mundial entre Pires e Slater, o norte-americano soma cinco triunfos -- três deles em baterias a três - contra três do português.

Em 2011, Slater tinha batido o português, nas meias-finais do Quiksilver Pro Gold Coast, contabilizando 16,77 pontos, contra 8,2 do português, garantindo a presença na final e remetendo "Saca" para o terceiro lugar do campeonato australiano.

Antes, o mítico surfista norte-americano, de 40 anos, já tinha ganho em Mundaka, Espanha, em 2007, e na eliminatória "tripartida", no Quiksilver Pro France, em 2003.

Tiago Pires já levou a melhor frente a Slater no Billabong Pro Santa Catarina, Brasil, em 2010, no Rip Curl Pro Search, na Indonésia, em 2008, e no Quiksilver Pro France, em 2009.

Nessa edição da competição gaulesa, Pires, que viria a terminar no terceiro posto, conquistou 17,70 pontos, deixando Slater, com 17,43 pontos, a apenas 0,27.

O Quiksilver Pro France antecede o Rip Curl Pro Portugal, a disputar em Peniche, de 10 a 21 de outubro.

Em 2011, o brasileiro Gabriel Medina sagrou-se vencedor da prova francesa, ao vencer na final o australiano Julian Wilson e depois de bater Slater nos quartos de final, enquanto o português Tiago Pires terminou entre os 13.º classificados, após ter sido eliminado pelo australiano Owen Wright na terceira eliminatória.
PUB