Kevin Santos é novidade na Taça do Mundo de canoagem

A inclusão da canoísta olímpica Teresa Portela no K4 500 metros é uma das novidades na seleção portuguesa para a Taça do Mundo da Hungria, desta quinta-feira a 14 de maio, na qual Kevin Santos substitui David Varela.

Mário Aleixo - RTP /
Kevin Santos, na foto, substitui David Varela na Taça do Mundo da Hungris, em canoagem D.R.- Federação Portuguesa de Canoagem

Na prova masculina, Kevin Santos, atual campeão da Europa em K1 200, entrou para o K4 500, que já tinha integrado várias vezes no passado, neste caso substituindo o olímpico David Varela.

A tripulação será composta também pelos olímpicos Emanuel Silva, João Ribeiro e Messias Baptista, sendo que Kevin Santos será o quarto elemento no barco.

João Ribeiro e Messias Baptista farão também K2 500, tal como Emanuel Silva e Kevin Santos.

Fernando Pimenta, a grande referência nacional da modalidade, com prata olímpica em Londres2012 e bronze em Tóquio2020, vai competir nos habituais K1 1.000 e 5.000, distâncias em que não falha um pódio há vários anos, bem como em K2 misto, com Teresa Portela.

Teresa Portela volta ao K4 500

Teresa Portela, olímpica em Pequim2008, Londres2012, Rio2016 e Tóquio2020, e que tem feito sobretudo K1 200 e 500 metros nos últimos anos, volta a integrar o K4 500, juntamente com as também olímpicas Francisca Laia e Joana Vasconcelos, além da jovem Maria Rei, em Szeged, a “catedral” mundial da canoagem de pista.

Portela vai participar ainda em K2 500 misto com Fernando Pimenta, que compete igualmente em K1 1.000 e 5.000, enquanto Francisca Laia e Joana Vasconcelos vão fazer o K2 500, que também faz parte do programa olímpico em Paris2024.

Destaque ainda para Beatriz Fernandes, a jovem limiana que, em 2022, nas canoas, conquistou sete medalhas internacionais entre Europeus e Mundiais de pista e maratonas que transformaram a júnior no novo fenómeno da canoagem portuguesa.

Na paracanoagem, Norberto Mourão, medalha de bronze em Tóquio2020, vai representar Portugal em VL2, enquanto o também paralímpico Alex Santos competirá em KL1.

O apuramento para Paris2024 vai decorrer em Duisburgo, na Alemanha, entre 23 e 27 de agosto.

PUB