Última Hora
José Sócrates de novo sem advogado. José Preto renuncia à defesa do antigo primeiro-ministro

Lenda russa da apneia desaparece em mergulho

Natalia Molchanova, lenda na modalidade de apneia, não voltou à superfície depois de mergulhar nas Ilhas Baleares. Após dois dias de buscas, o seu filho Alexey disse que havia pouca esperança em encontrá-la viva.

RTP /
A campeã de 53 anos bateu 41 recordes mundiais de mergulho e conquistou 23 títulos facebook.com/pages/Natalia-Molchanova

Molchanova desapareceu durante um mergulho em Formentera, Espanha. As buscas começaram no domingo e, até ao momento, não foi encontrada.

Caso o corpo não seja encontrado, será difícil perceber o que aconteceu.Licenciada em Educação Física, Desporto, Juventude e Turismo, a lenda do mergulho escreveu manuais de instrução e dava aulas.

“Parece que ela vai ficar no mar. Acho que ela gostaria disso”, contou ao New York Times o filho de Natalia, Alexey.
 
O mergulho foi feito em lazer, num local com 35 metros de profundidade. Segundo o jornal francês Le Monde, o problema pode ter sido a forte corrente marítima. A investigação ainda está a decorrer e estão a usar um robô submarino para ajudar na procura.

“Ela era uma estrela mundial em apneia, nunca acreditámos que pudesse acontecer alguma coisa com ela”, disse Kimmo Lahtinen, presidente da Federação Mundial de Apneia, também ouvido pelo New York Times. “Nada poderia acontecer com ela, mas nós estamos a lidar com o oceano e quando se lida com o oceano sabe-se quem é o mais forte”, concluiu.

“Entender o que somos”
A campeã de 53 anos bateu 41 recordes mundiais de mergulho e conquistou 23 títulos. O seu máximo foi de nove minutos e dois segundos em apneia.

Em 2013, conseguiu ser a única mulher no mundo a bater o recorde de mergulho a mais de 100 metros de profundidade, num campeonato em Kalamata, Grécia.

“O mergulho livre não é só um desporto, é uma maneira de entender o que somos”, disse Molchanova numa entrevista ao mesmo jornal norte-americano, no ano passado.

O mergulho livre inclui três modalidades: apneia estática, na qual o mergulhador fica debaixo de água sem respirar o máximo tempo possível; apneia dinâmica, o mergulhador nada até ao nível mais profundo possível; e dinâmica sem barbatanas, semelhante à segundo mas nadando a bruços. Em todas estas, Natalia conquistou troféus.

Tópicos
PUB