Lisboa Devils vencem Bogazici Sultans, na "champions" de futebol americano
Os Lisboa Devils venceram hoje os Bogazici Sultans por 32-27, num encontro marcado pela primeira aparição de uma equipa portuguesa na Liga dos Campeões de futebol americano, em que conjunto da casa superiorizou-se aos campeões em título.
No estádio do Sport Lisboa e Olivais, o encontro foi equilibrado, mas a foi a formação portuguesa a assumir o jogo, mostrando-se mais aguerrida e determinada em vencer.
O Bogazici Sultans, da Turquia, apresentaram competitividade e lutaram ponto a ponto com os `Devils`, correndo sempre atrás do resultado, chegando mesmo a estar na frente do marcador, aos 16-10.
Após o final da partida, o quarterback Joey Bradley elogiou a prestação da equipa, afirmando que entra sempre em campo com mentalidade vencedora.
"Em nenhum jogo que disputo estou à espera perder. Estou muito impressionado com as habilidades da equipa, mas não surpreendido, porque é que temos feito ao longo do ano", disse o norte-americano.
O atleta, de 26 anos, que cumpre a primeira época à frente dos `Devils`, explicou que a experiência trazida na NFL (Liga nacional de futebol americano) é "uma mais valia para a equipa", confessando também que em Portugal "tudo é bom, existem coisas muito boas".
Por outro lado, o treinador André Amorim mostrou-se satisfeito pela vitória e qualidade apresentada pela sua equipa, lembrando que já esperava dificuldades frente à formação turca.
"Ganhar jogos para nós tem sido um hábito este ano e queremos seguir nesta onda de vitórias. Eles existem há muitos mais anos que nós e já sabia que o jogo não ia ser nada fácil. Com trabalho, qualidade e organização que temos conseguimos alcançar os objetivos", explicou.
O técnico, de 26 anos, confessou também, que o sucesso da equipa deve-se a uma base implementada pela direção do clube desde início e a participação na `Champions` é um sonho realizado.
"Temos um política dos três `C´s`. Primeiro ano criação, segundo a consolidação e este ano o da conquista. A participação na Liga dos campeões foi sempre algo que pensamos alcançar, mas nunca ao fim de três anos", admitiu.
André Amorim acrescentou ainda que com esta base e estrutura "foi fácil arriscar", lembrando a "importância de passar valores e virtudes aos mais jovens".
Já o presidente e fundador do clube, Duarte Hipólito Carreira, agradeceu a presença dos cerca de 300 espetadores nas bancadas, lembrando que são uma equipa amadora, onde cada atleta tem os seus próprios encargos.
"Quero agradecer a todos. Não esperava a bancada praticamente cheia. Queremos sempre estar próximo do público e das pessoas. É um prémio para eles (atletas) porque pagam para jogar", começou por dizer.
Sobre a estreia na competição, Duarte Carreira confessou que "as expetativas foram excedidas", apelidado de "inédita" para uma equipa amadora.
A terminar, o líder dos `Devils` confessou que a modalidade tem tudo para progredir em Portugal, sublinhando que os patrocínios serão fundamentais para o clube crescer.
"Temos de garantir patrocínios. Não tenho dúvidas que a modalidade vai crescer e temos qualidade para sermos das melhores equipas da Europa. Claro que trazer jogadores estrangeiros traz qualidade e ajuda a aumentar o nível competitivo", concluiu.