Lusitanos XV vencem Bohemia Warriors na estreia da Super Cup europeia de râguebi

Lusitanos XV vencem Bohemia Warriors na estreia da Super Cup europeia de râguebi

Os Lusitanos XV venceram hoje os Bohemia Warriors 42-21, em encontro da Rugby Europe Super Cup 2025/26, igualaram os Castilla y León Iberians na frente da competição, ambos com cinco pontos.

Lusa /
Foto: Hanson Lu - Unsplash

A franquia da Federação Portuguesa de Rugby empatava 14-14 ao intervalo, mas conseguiu somar o ponto de bónus ofensivo (6-3 em ensaios) frente aos checos, perdendo apenas na diferença de pontos para os espanhóis, que na sexta-feira bateram os Brussels Devils por 66-20.

Ainda hoje, os neerlandeses Delta venceram na visita aos Romanian Wolves (40-17), sem bónus, e seguem em terceiro lugar, com quatro pontos, atrás de Iberians e Lusitanos, ambos com cinco, e à frente de Boehmia Warriors, Wolves e Devils, todos com zero.

A Rugby Europe Super Cup é uma competição europeia de franquias criada pela Rugby Europe em 2021/22 para promover o desenvolvimento da modalidade em nações emergentes.

Os Lusitanos XV, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Rugby, são uma das equipas que disputam a Super Cup desde a primeira edição, tal como os belgas Brussels Devils, os espanhóis Castilla y León Iberians e os neerlandeses Delta.

A equipa portuguesa foi vice-campeã em 2022 e 2024, após perder as finais com os georgianos Black Lion, campeões de todas as quatro edições e que não disputam a presente edição.

Em 2025/26, a Rugby Europe Super Cup é disputada num formato de ‘round robin’ entre Lusitanos XV, Bohemia Warriors (República Checa), Brussels Devils (Bélgica), Castilla y León Iberians (Espanha), Delta (Países Baixos) e Romanian Wolves (Roménia).

Os quatro primeiros classificados apuram-se para as meias-finais, em janeiro, a disputar em casa das equipas melhores classificadas na fase de todos contra todos. A final também será disputada no terreno da melhor das duas equipas apuradas nessa fase.
PUB