Mapfre ganha etapa zero da Volvo Ocean Race com fase final mais curta

por Nuno Patrício - RTP
Volvo Ocean Race - DR

Os barcos da Volvo Ocean Race, considerada a maior regata do mundo, voltaram a juntar-se. Este ano a corrida começa em Inglaterra, a 22 de outubro, mas antes realizou-se a etapa zero, entre Cowes Week Round Isle e Lisboa. A equipa da Mapfre ganhou no conjunto das várias mangas, esta etapa teste.

Já navegam os sete barcos que vão estar em competição na Volvo Ocean Race 2017 (VOR).

As várias equipas, ainda em fases de testes e treinos, partiram no dia 6 de agosto de Cowes Week Round Isle, Inglaterra, num conjunto de seis etapas, em direção a Lisboa, onde se encontra o estaleiro da regata.

Uma corrida mais curta do que o inicialmente programada, porque os ventos na penúltima etapa deixaram de se sentir.

A organização da VOR optou por terminar a etapa zero entre Saint Malo e Lisboa (Finisterra, Espanha), dando a equipa da 11 Hour Racing a vitória nesta última etapa, apesar da equipa da Mapfre ficar no topo da classificação geral, no conjunto das seis mangas.

"Eu acho que foi uma boa decisão (anulação da última etapa), porque esta ‘Leg’ zero estava a tornar-se muito longa", disse o Skipper da Mapfre Xabi Fernández. "Os treinos têm sido muito interessantes. Realizamos treinos muito intensos, durante o inverno, e eu acho que estamos a navegar muito bem.”

O diretor de corrida Phil Lawrence, perante as condições dos ventos já tinha tomado a decisão de dividir a corrida em duas partes por causa da falta de vento no primeiro dia de corrida, tendo mesmo sido obrigado a acabar a última etapa mais cedo do que o previsto.

“Nenhum ponto real está em jogo na ‘Leg’ zero, que foi introduzido como um meio para dar às equipes tempo crucial sobre a água em condições de corrida, antes da corrida oficial do Volvo Ocean Race que começa em outubro.

Classificação "Leg" zero:

1. MAPFRE - 29 pontos
2. Dongfeng Race Team – 24 pontos
3. Team Brunel – 24 pontos
4. Team AkzoNobel – 22 pontos
5. Vestas 11th Hour Racing – 20 pontos
6. Turn the Tide on Plastic – 12 pontos
7. Team Sun Hung Kai/Scallywag - 9 pontos
pub