Maratona da Europa conta com cerca de 5.000 participantes de 17 nacionalidades

por RTP
Legenda da Imagem Reuters

Cerca de 5.000 corredores de 17 nacionalidades vão participar na primeira edição da Maratona da Europa, que decorre no próximo domingo em Aveiro, informou hoje a organização.

Durante a apresentação da prova, Paulo Costa, da Global Sport, organizadora, assumiu o desejo de nos próximos três anos conseguir obter a categoria ouro, atribuída pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

"Esta prova tem tudo para ser a maratona de maior impacto económico e mediático do país e uma das maiores da Europa, pela proximidade aos aeroportos, pela proximidade a Espanha e pelo clima", disse Paulo Costa.

O mesmo responsável afirmou ainda que a organização, que conta com cerca de 700 pessoas, entre agentes policiais, voluntários e 'staff', está focada na "qualidade organizativa do ponto de vista do atleta".

"Queremos que os cerca de 5.000 participantes no final desta prova digam que foi a sua melhor experiência desportiva de sempre", referiu.

Paulo Costa admite que irá haver constrangimentos para a população, do ponto de vista do trânsito, mas afirmou que estão a fazer tudo para que os mesmos sejam minimizados.

"Estamos a fazer tudo para comunicar à população que estes constrangimentos não são permanentes e o retorno é para sempre", disse.

Na mesma ocasião, o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, também aproveitou a oportunidade para pedir desculpa pelos incómodos.

"Vamos ter a cidade basicamente parada. Os cidadãos de Aveiro que gostam de passar a sua manhã na Barra ou na Costa Nova vão poder fazê-lo, mas obviamente vão ter de passar pela praia da Vagueira", adiantou o autarca.

Ribau Esteves, que anunciou que irá correr os dez quilometros, disse que espera que esta maratona seja "uma grande festa da Europa".

A madrinha da primeira edição da Maratona da Europa é Aurora Cunha, uma das melhores atletas portuguesas de todos os tempos, três vezes campeã do mundo e vencedora de algumas maiores e mais prestigiadas maratonas do planeta: Paris, Tóquio, Chicago e Roterdão.

A maratona da Europa é a primeira em Portugal continental que acontece fora de Lisboa e Porto.

Os 42 quilómetros são, naturalmente, a prova rainha, mas existirão outras possibilidades de participação desportiva, nas distâncias de 21 e 10 quilómetros, e ainda uma caminhada solidária de cinco quilómetros.

Além do evento desportivo, o programa vai agregar uma inovadora 'Running Show', várias iniciativas culturais e sociais, assim como uma grande ação de dinamização de envolvimento local.


pub