Marcus Burghardt ganhou a 18.ª etapa da Volta a França

O alemão Marcus Burghardt (Columbia) ganhou esta quinta-feira a 18.ª etapa da Volta a França em bicicleta, batendo o seu companheiro de fuga, o espanhol Carlos Barredo (QuickStep), numa tirada que deixou o topo da classificação geral inalterado.  
 

RTP /
O alemão Marcus Burghardt (Columbia) ganhou a 18.ª etapa da Volta a França em bicicleta, batendo o seu companheiro de fuga, o espanhol Carlos Barredo (QuickStep) DR

Após 196,5 quilómetros, entre Bourg-d'Oisans e Saint-Étienne, e cerca de 130 quilómetros isolados do resto do pelotão, Barredo e Burghardt concluíram a etapa ao "sprint", com o germânico a impor-se, em 4:30.21 horas, à média de 43,610 km/h, dando à sua equipa um quinto triunfo neste 95 "Tour". 
 
Um segundo grupo de três corredores, comandado pelo francês Romain Feillu (AG2R), chegou com três minutos e meio de atraso, enquanto o grosso dos participantes gastou quase mais sete minutos que o duo da frente. 
 
Na tabela geral e a três dias da chegada a Paris, o espanhol Carlos
Sastre (CSC) segue de "amarelo" com as mesmas vantagens adquiridas no mítico Alpe d'Huez: 1.24 minutos face ao colega luxemburguês e anterior líder Frank Schleck e 1.33 minutos para o austríaco Bernhard Kohl (Gerolsteiner). 
 
Porém, as maiores "ameaças" estão nas quarta e quinta posições, com o australiano Cadel Evans (Silence-Lotto) e o russo Denis Menchov (Rabobank), favoritos no decisivo contra-relógio de sábado, respectivamente a 1.34 e a 2.39 minutos de distância. 
 
O dia foi ainda marcado por uma acção de fiscalização das autoridades
aduaneiras aos carros do pai e de um amigo da família dos dois irmãos Schleck - Frank e Andy - que produziu... "nada de produtos dopantes ou proibidos".
 
"Não compreendo essas manobras. Penso que existe alguma inveja ou ciúmes por trás disso. Não me inquieta. Não estou verdadeiramente surpreendido. Já vimos muitas coisas do género", comentou  Andy Schleck, o mais jovem.
 
Sexta-feira, a 19 e antepenúltima etapa da "Grand Boucle" vai disputar-se
entre Roanne e Monluçon, numa extensão total de 165,5 quilómetros, previsivelmente a decidir-se ao "sprint". 
 
 
 
PUB