Montanha aparece na Volta ao Algarve

O Alto do Malhão vai servir hoje para selecionar o grupo de ciclistas favoritos à vitória final na Volta ao Algarve, numa terceira etapa com 179,2 quilómetros, desde Tavira, prevendo-se a reedição do duelo luso-espanhol entre Contador e Machado.

RTP /
Philippe Gilbert vai tentar defender a camisola amarela Lusa

Após a segunda etapa, o belga Philippe Gilbert (Omega) manteve a liderança da corrida, mas só dispõe de quatro e de oito segundos de vantagem, respetivamente, sobre outros dois "sprinters" sem vocação para a "montanha": o alemão John DegenKolb (HTC) e o norte-americano Tyler Farrar.

À distância de 15 segundos estão quase todos os favoritos, nomeadamente o bicampeão da "Algarvia" e triplo vencedor do "Tour", Alberto Contador (SaxoBank), enquanto Tiago Machado (RadioShack), terceiro nesta prova em 2010, voltou a ceder e já tem 15 segundos entre si e o "Pistolero" madrileno.

Há um ano, Contador, recém-absolvido num processo por alegado doping, conquistou a liderança da corrida, precisamente neste ponto alto da competição, conservando a camisola amarela até final, apesar da boa réplica de Machado.

"Ele (Machado) tem sido o rival mais sério nos últimos anos", admitiu o corredor espanhol.

Os corredores vão enfrentar as habituais duas metas-volantes (10 km e 23,8 km) e quatro "montanhas" de terceira (66 km, 120,4 km, 128,1 km, 135,3 km), antes da ascensão final, de segunda, para a meta, no Alto do Malhão, por volta das 15h00.

C/Lusa
PUB