Morreu Domingos Piedade, o "senhor Fórmula 1"

por RTP
RTP

O antigo manager e diretor desportivo da Fórmula 1 morreu este sábado, aos 75 anos. Domingos Piedade lutava contra um cancro do pulmão há dois anos e estava internado numa unidade de saúde de Lisboa. Foi uma das maiores figuras portuguesas ligadas ao desporto motorizado.

Domingos Piedade foi manager e diretor desportivo de equipas de Fórmula 1, diretor do Circuito do Estoril e vice-presidente da AMG, empresa desportiva vinculada à Mercedes. Foi ainda jornalista e comentador de Fórmula 1 na RTP, ficando conhecido como o “senhor Fórmula 1”.

"O automobilismo português está de luto", sublinhou o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, em declarações à agência Lusa.

A notícia foi avançada pelo jornalista e amigo, João Carlos Costa, através de uma mensagem publicada no seu Facebook.


Domingos Piedade trabalhou com pilotos como Emerson Fittipaldi, Michele Alborreto, Walter Rohrl e era amigo próximo de Ayrton Senna.

O "senhor Fórmula 1" foi responsável pela descoberta do então jovem piloto alemão de karts, Michael Schumacher e ficou encarregue pela sua carreira até à entrada na Fórmula 1.

O jornalista teve ainda um papel importante na entrada de Pedro Lamy como piloto na Fórmula 1 e foi responsável por algumas inovações nas provas de desportos motorizados.

Em Portugal, Ni Amorim destacou que Domingos Piedade "ajudou muitos pilotos portugueses", incluindo o próprio.

O presidente da FPAK considera que Domingos Piedade era "uma figura incontornável do automobilismo português".

c/Lusa
Tópicos
pub