Morte de Andy Irons interrompe Rip Curl Pro Search
A morte do havaiano Andy Irons, tricampeão do mundo de surf, levou a organização do Rip Curl Pro Search, que decorre em Porto Rico, a adiar o recomeço da prova para quinta-feira. Andy Irons esteve recentemente em Peniche, para o Rip Curl Pro Portugal, tendo terminado na 25º posição, mas não estava presente no “Search”, em Porto Rico, já por complicações de saúde. Ainda assim, a organização decidiu homenageá-lo e interromper a competição.
Na passada terça-feira, foi encontrado sem vida o corpo de Andy Irons, três vezes campeão do mundo de surf, em 2002, 2003 e 2004. Aos 32 anos, perto de ser pai, Andy Irons não resistiu à dengue, que já o tinha obrigado a abdicar de participar na competição porto-riquenha Rip Curl Pro Search.
A organização do evento emitiu um comunicado, afirmando que, por respeito à morte do surfista, decidira interromper o recomeço da nona e penúltima etapa do Circuito Mundial da Association of Surfing Professional (ASP).
A marca organizadora dirigiu-se a Andy Irons, concluindo que “verdadeiramente, o “Search”, o Circuito e o mundo do surf nunca será o mesmo sem ti. As nossas condolências para a família e amigos neste momento doloroso. Descansa em paz, Al, e obrigado".
Os comentários de condolências a Irons e à família enlutada sucederam-se e o surfista português, Tiago Pires, não quis deixar passar o momento difícil e escreveu na sua página da rede social Facebook: "estou em choque! Os meus sentimentos para a família Irons...não sei o que dizer. R.I.P. Andy! Foste uma inspiração para todos nós".
Andy Irons já tinha vencido o “Search” por duas vezes, no México em 2006 e no Chile em 2007 (no ano seguinte, foi o seu irmão Bruce a arrecadar a vitória na Indonésia). Entre a elite mundial desde 1998, Irons ganhou o seu primeiro campeonato nacional aos 18 anos, sendo até agora o único surfista consagrado em todas as provas do Circuito Mundial. Esteve afastado da competição durante o ano de 2009, mas tinha regressado este ano e ocupava o 16º lugar do "ranking".
O Rip Curl Pro Search, que ainda vai nas duas primeiras eliminatórias, deverá regressar esta quinta-feira, depois da vitória da australiana Stephanie Gilmore no evento feminino. Na terceira ronda, o português Tiago Pires enfrenta o brasileiro Adriano de Souza, enquanto o actual líder do circuito, o norte-americano Kelly Slater, defronta o porto-riquenho Dylan Graves, que conseguiu um “wildcard” para estar presente na competição.
Kelly Slater venceu recentemente, em Peniche, o Rip Curl Pro Portugal e leva já 9250 pontos de vantagem sobre Jordy Smith, o segundo classificado do “ranking”. Slater foi também quem derrotou Andy Irons em 2005 e 2006, remetendo o agora falecido tricampeão mundial para a segunda posição.