Mundiais: Nelson Oliveira o melhor resultado de sempre no «Crono»

Nelson Oliveira conseguiu o melhor resultado de sempre de um ciclista português no contrarrelógio de elite de um Campeonato do Mundo, ao ser 15. no final dos 57,9 quilómetros em Florença, Itália.

RTP /
Nelson Oliveira WCiclismo

    "Senti-me bem e tentei manter o meu ritmo, apesar de o percurso ser demasiado plano, o que favorecia os corredores mais possantes. O principal objetivo era melhorar o resultado de há dois anos, o que consegui. Este resultado é fruto de muito trabalho específico. Ter estado tanto tempo entre os três melhores nesta prova dá-me motivação para o futuro, até porque tenho apenas 24 anos e uma grande margem de evolução", congratulou-se o vice-campeão sub-23 de 2009.  
 
    Mantendo uma prestação regular ao longo de toda a prova, quase totalmente plana e muito extensa, o corredor natural de Vilarinho do Bairro, Anadia, concluiu a prova com um registo de 1:08.51 horas, que se manteve como a melhor marca durante quase meia hora e que lhe permitiu superar o seu 17. posto de há dois anos, que já então ficou como o melhor resultado luso da
história.   
 
    O outro português em prova, Tiago Machado, foi o terceiro a partir e o primeiro a chegar, mantendo o melhor registo durante alguns minutos, mas concluindo na 39. posição.   
 
    "Como tinha prometido, dei o meu melhor. Apesar de saber que fiquei longe dos primeiros, fico com a sensação do dever cumprido, porque dei o máximo. Saio daqui com uma referência para o futuro. No imediato, estou já concentrado na prova de domingo, cujo percurso, mais duro, se adapta
melhor às características dos portugueses, o que poderá ser bom para a nossa seleção", afirmou o ciclista de Famalicão.  
 
    O selecionador luso ficou satisfeito com o desempenho dos corredores portugueses, destacando a prestação de Nelson Oliveira, pelo facto de ser a melhor de sempre de um português e por ser fruto de "um trabalho com mais de seis meses".   
 
PUB