Naide à procura de afastar o "fantasma" de Pequim

Naide Gomes salta hoje nas qualificações do comprimento, para o que se espera ser um apuramento sem sobressaltos para a final de domingo, dia de encerramento dos Mundiais de atletismo de Berlim

RTP /
Naide Gomes quer "saltar" para a qualificação Reuters

Na memória está ainda o frustrante resultado nas qualificações dos Jogos Olímpicos -- foi eliminada --, mas, desde então, tem tido uma postura ganhadora, derrotando todas as adversárias directas.

Naide tem esta época 6,99 metros, segunda marca mundial do ano e bem acima dos 6,75 metros que dão acesso directo à final.

Muito provavelmente não haverá 12 (número mínimo de finalistas) acima daquele limiar, pelo que um salto um pouco mais curto deve chegar para a final.

A saltadora portuguesa, actual campeã mundial em pista coberta e quarta em Osaca2007, compete a partir das 18:00 (17:00 em Lisboa), numa série que também tem a brasileira Maurren Maggi, campeã olímpica.

Francis Obikwelu, outra das referências maiores do atletismo português, fecha a estafeta nacional de 4x100 metros, nas qualificações para a final, pelas 19:30.

Portugal terá Dany Gonçalves no primeiro percurso, Arnaldo Abrantes no segundo e João Ferreira ou Ricardo Monteiro no terceiro.

O objectivo é melhorar os 39,02 segundos que são recorde nacional, marca que dá a Portugal o terceiro tempo na série, atrás dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, mas à frente do Canadá e do Gana.

Passam os dois primeiros de cada série e os restantes dois melhores das três corridas, o que ainda faz o quarteto luso "sonhar" com a final.

Horas antes (início às 09:10), no circuito a terminar nas Portas de Brandeburgo, marcha-se pelo título dos 50 km.

São 47 à partida, entre os quais Augusto Cardoso e António Pereira, que tem o 15. melhor tempo entre os inscritos.

Além dessa final, o programa inclui mais quatro, no Estádio Olímpico, a partir das 19:15 -- salto em altura e 400 metros masculinos e disco e 200 metros femininos.


C/Lusa
PUB