Naide Gomes e Marco Fortes com "grandes expectativas"

A saltadora Naide Gomes e o lançador Marco Fortes apresentaram-se hoje no estágio da selecção mista para o Europeu por Equipas com "grandes expectativas, individuais e colectivas", esperando "casa-cheia" em Leiria, sábado e domingo. 

RTP /
Marco Fortes SCP

"Tenho boas perspectivas para a minha prova. Sempre que entro numa competição
é para vencer, ainda por cima com o Povo português, em casa, mas nunca prometo
vitórias. Obviamente, há muitos atletas que querem o mesmo", disse a atleta do Sporting em entrevista à Agência Lusa, desejando um Estádio Dr. Magalhães Pessoa "cheio". 
 
Naide Gomes, de 29 anos e campeã mundial de pista coberta em 2008 e europeia em 2005 e 2007, tem a melhor marca do ano entre as 12 concorrentes presentes na Cidade do Lis (6,90 metros), depois de ter sido a melhor do Mundo em 2008 (7,12). 
 
Em Leiria, na competição que descende da antiga Taça da Europa e estreia novos moldes, vão ser testadas novas regras, nomeadamente a desclassificação imediata em caso de falsas partidas, um último ensaio para definir os quatro primeiros classificados no comprimento, triplo, dardo, peso, disco e martelo e ainda a desclassificação após um quarto "nulo" nos saltos em altura e com vara. 
 
"É um bocado estupidez, as regras, mas é igual para todas", lamentou Naide Gomes, referindo-se ao facto de mesmo com um eventual recorde mundial num ensaio anterior um atleta se ver relegado para o quarto posto da competição.
 
Enquanto muitos dos 41 atletas que vão representar Portugal chegavam ao hotel que vai albergar a selecção mista, o campeão olímpico do triplo salto, Nelson Évora, que também vai competir no comprimento, já treinava, no Estádio Municipal de Fátima, sob Sol abrasador e uma temperatura de cerca de 33 graus centígrados, na companhia da comitiva russa. 
 
"A aposta é no triplo. No comprimento, não temos o hábito de treinar, portanto é mesmo pelo contributo para a selecção", disse à Agência Lusa o treinador João Ganço, responsável pela preparação do líder mundial em 2009 (17,66 metros) e que detém a melhor marca pessoal entre os presentes (17,74), incluindo o britânico Phillips Idowu, derrotado por Évora na final de Pequim2008. 
 
Marco Fortes, que alcançou recentemente novo recorde nacional no peso (20,52 metros), também se mostrou confiante numa boa prestação para provar que o atletismo português "não é tão mauzinho quanto algumas pessoas pensam".
 
"Tenho muitas expectativas, não só em relação a mim como ao grupo. Bom seria bater o recorde. Se conseguir o terceiro lugar, fico muito satisfeito", afirmou o atleta do Sporting, que parte para a prova precisamente com o terceiro registo de entre o lote de 12 lançadores, atrás do polaco e campeão olímpico Tomasz Majewski e do russo Anton Liuboslavski. 
 
De visita à comitiva lusa, para o jantar, esteve o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que desejou "uma representação de Portugal ao mais alto nível, como já nos habituaram os atletas". 
 
"O público de Leiria e da região tem aqui uma grande oportunidade de ver os melhores homens e mulheres do atletismo europeu. É uma riqueza Portugal receber esta atenção, até pela Comunicação Social estrangeira, num evento da maior grandeza do Desporto mundial, já que estarão aqui muitos campeões olímpicos e mundiais", afirmou Laurentino Dias à Lusa. 
 
Segundo informações da Federação Portuguesa de Atletismo, até quinta-feira, cerca de 10.000 ingressos (que são gratuitos) foram já adquiridos para cada um dos dois dias de competição. 
 
A prova tem um orçamento global de cerca de um milhão de euros e trará a Portugal as 12 melhores selecções mistas da Europa, com lugar na Superliga, o primeiro de quatro escalões. 
 
No final da competição, as três últimas selecções vão ser despromovidas à I Liga continental, sendo substituídas pelas três melhores daquela divisão, cujas provas de disputam em Bergen, Noruega. 
 
 
PUB