NBA negocieia com Disney para retomar competição na Flórida em julho

por Lusa
Reuters

A liga norte-americana de basquetebol (NBA) está a negociar com a Walt Disney para retomar a competição de forma concentrada na Florida em finais de julho, depois de a prova ter sido interrompida devido à covid-19.

Os jogos poderiam ser realizados no ESPN Wide World of Sports Complex, uma estrutura localizada no Walt Disney World Resort, em Bay Lake, próximo de Orlando, na Florida, uma infraestrutura que inclui nove campos e que acolhe vários eventos desportivos amadores e profissionais durante o ano.

Esta estrutura pode albergar vários jogos em simultâneo, pelo que o espaço não constituirá um problema, mesmo que a liga norte-americana de futebol, que também está em negociações para retomar sua temporada na Disney, esteja a decorrer ao mesmo tempo da NBA, visto que o complexo tem aproximadamente 40 quilómetros quadrados e 24 mil quartos de hotel que pertencem e são operados pela Disney.

O porta-voz da NBA, Mike Bass, revelou que as negociações com a Disney ainda estão numa fase exploratória, mas mostra-se otimista.

"A nossa prioridade continua a ser a saúde e a segurança de todos os envolvidos, e estamos a trabalhar com especialistas em saúde pública e com funcionários do Governo para definir as diretrizes e garantir que os protocolos sanitários e de segurança serão cumpridos a rigor”, disse.

A NBA suspendeu sua temporada a 11 de março e foi a primeira das principais ligas profissionais dos Estados Unidos a fazê-lo depois de se tornar público que o basquetebolista Rudy Gobert, do Utah Jazz, testou positivo para a covid-19.

Entretanto, a lista de jogadores da NBA com testes positivos da covid-19 subiu para uma dezena, mas os nomes dos atletas infetados não foram divulgados, embora o comissário Adam Silver tenha afirmado no mês passado que o número real de infetados era mais alto do que os dez casos que foram reportados.

A NBA tem vindo a trabalhar há várias semanas em inúmeros cenários de retorno da competição, tendo como denominador comum a criação de condições para testar sucessivamente os atletas à covid-19, e as equipas estão autorizadas desde o passado dia 08 de maio a regressar aos treinos nas respetivas instalações, ainda que não seja, para já, permitida a presença de mais de quatro jogadores a treinar em simultâneo.
pub