Nélson Oliveira campeão nacional no contra-relógio (Sub23)

Nélson Oliveira sagrou-se, esta quinta-feira, em Santa Maria da Feira, campeão nacional de contra-relógio na categoria Sub 23. Oliveira, da equipa espanhola CC Lugo-Artesania Galicia, percorreu os 32,5 quilómetros em 41m 03s, à média de 47,503 Km/hora.

RTP /
ciclismopad@pgm.pt


"O objectivo era este. Já me andava a preparar há algum tempo. Estou bastante feliz", revelou Nélson Oliveira à Antena 1 no final da prova.

Nélson Oliveira, da equipa espanhola CC Lugo-Artesania Galicia, percorreu os 32,5 quilómetros do percurso em 41m 03s à média de 47,503 Km/hora. O novo campeão repete o título do ano passado terminou o crono com 46 segundos de vantagem sobre José Gonçalves (S.M. Feira-E.Leclerc), segundo classificado e 49 segundos em relação a Diogo Nunes (Palmeiras Resort-Tavira), terceiro classificado.

Os 23 concorrentes inscritos para esta prova foram repartidos por três séries, queixando-se alguns da chuva que chegou a cair e do vento. A instabilidade das condições meteorológicas na região de Santa Maria da Feira chegou a provocar alguma perturbação em Nélson Oliveira. "O tempo não ajudava muito e quando começou a chover fiquei receoso até porque também havia algum vento de frente mas consegui o objectivo que era ganhar", afirmou o campeão de 20 anos, natural do concelho de Anadia.

Para sexta-feira estão previstos os restantes contra-relógios com os Elites a correr no período matinal ao longo de 40,5 Km, o que significa fazer cinco voltas ao percurso de cerca de oito quilómetros em volta do Europarque.

O trajecto não apresenta dificuldades em termos de relevo, apelando sobretudo às características dos contra-relogistas. Sérgio Paulinho, campeão em 2008, não irá, este ano, defender o título devido a compromissos além fronteiras. Cadetes e todas as categorias do ciclismo feminino alinham na parte da tarde.

PUB