Nós Lá Fora: Bernardo Fernandes é diretor técnico no Venlose Hockey Club

Bernardo Fernandes está há três anos na Holanda e é o diretor técnico da formação de hóquei em campo do Venlose Hockey Club, um dos clubes históricos da modalidade.

José Carlos Lopes /

Foto enviada por Bernardo Fernandes

A ida para a Holanda teve a ver com a realização de um estágio que não estava relacionado com o hóquei em campo. Bernardo Fernandes enviou um e-mail a oferecer-se para jogar como recriação, mas passado pouco tempo assumiu o comando técnico da equipa feminina de sub-18 e depois das equipas masculinas de sub-16 e sub-18.

Quando o diretor técnico da formação do Venlose Hockey Club deixou o clube, Bernardo Fernandes apresentou uma proposta de orientação da formação e assumiu as funções. Hoje é responsável por 25 equipas, treinador e ainda orienta a principal equipa feminina.

O clube holandês tem à volta de 700 atletas, tanto como os praticantes em Portugal. Na Holanda há 250 mil de hoquistas.

Mesmo assim, Miguel Ralha e Tiago Ventosa, dois jovens hoquistas portugueses, foram recentemente contratados pelo clube holandês. Para Bernardo Fernandes, os jogadores portugueses têm características que pouco se encontram na Holanda.

No verão, Portugal conseguiu um feito notável, visto que a seleção de sub-21 subiu à divisão A da modalidade. Bernardo Fernandes esteve na equipa técnica.

Aumentar o número de praticantes para colocar o hóquei em campo português no nível superior europeu da modalidade é a solução, acredita Bernardo Fernandes, diretor técnico da formação do Venlose Hockey Club da Holanda.

PUB