Nós Lá Fora- Jhony Conceição

Rússia e Espanha são os finalistas do sexto campeonato do mundo de futebol de praia organizado pela FIFA que está a realizar-se na cidade Papeete, no Taiti. O jogo decisivo para atribuição do troféu está marcado para as sete horas e trinta minutos de segunda-feira em Lisboa, devido à diferença horária de menos de onze horas entre a capital portuguesa e Papeete. Portugal esteve ausente pela primeira do Mundial de Futebol Praia mas três portugueses estiveram no Taiti: João Morais foi coordenador-geral da competição; Madjer como embaixador da FIFA e Jhony Conceição na função de treinador-adjunto da seleção dos Emirados Árabes Unidos que esteve presente pela sétima vez numa fase final de um campeonato do mundo de futebol de praia, as outras seis foram ao serviço da seleção portuguesa.

José Carlos Lopes /

Foto: Cedida por Jhony Conceição

Jhony Conceição lamenta que não tenham conseguido chegar à segunda fase do Mundial, devido a terem encontrado um grupo onde estava a Espanha, finalista do campeonato frente à Rússia, e o Taiti que vai discutir o terceiro lugar com o Brasil. O técnico português alerta, no entanto, sobre a evolução do futebol de praia na Ásia. Os Emirados Árabes Unidos foram terceiros na Taça Intercontinental e o Japão foi eliminado pelo Brasil e o Irão pela Rússia por resultados tangenciais em Papeete.

A formação Académica de Jhony Conceição passou pela licenciatura em Educação Física e especialização em Futebol. Em 2004 surgiu o futebol de praia quando o então selecionador nacional, José Miguel, o convidou para adjunto. Jhony Conceição esteve na seleção portuguesa até 2011. Foi também campeão nacional como treinador do Sporting em 2010.

Em Itália a vida de Jhony Conceição mudou de rumo quando estava a participar num curso da FIFA, o selecionador dos Emirados Árabes Unidos, Marcelo Mendes convidou-o para trabalhar como seu adjunto. Não tem só trabalhado no continente asiático, comandou a seleção do Gana na fase de apuramento para este Mundial do Taiti. Atualmente está analisar uma proposta da Federação do Gana que lhe propôs assumir a coordenação total do futebol de praia daquele país africano.

Jhony Conceição deixa ainda uma palavra sobre a seleção portiuguesa. O Mundial de 2015 realiza-se em Portugal, é tempo para definir estratégias e deitar mãos à obra. Portugal necessita de regressar ao topo do futebol de praia a nível mundial.
PUB