Nova Zelândia é a primeira a chegar aos "quartos" do Mundial de Râguebi

A anfitriã Nova Zelândia é a primeira equipa qualificada para os quartos-de-final do Mundial de râguebi, graças ao triunfo de hoje sobre a França (37-17), enquanto a Inglaterra derrotou a Roménia (67-3) e está praticamente apurada.

RTP /
Jogadores da Nova Zelândia celebram mais um ensaio contra a França Getty Images

Os All Blacks, que perseguem o título mundial desde a vitória na primeira edição, em 1987, asseguraram o primeiro lugar do Grupo A com um triunfo seguro sobre os franceses, num jogo em que conseguiram cinco ensaios, aproveitando o espaço concedido pela defesa adversária.

No Eden Park, em Auckland, a Nova Zelândia dominou em todos os sectores e materializou o seu ascendente bem cedo, com três ensaios no espaço de 11 minutos, marcados por Thomson (10), Jane (17) e Dagg (21), para chegar ao intervalo a vencer por 19-3.

Num jogo em que o capitão Richi McCaw se tornou o primeiro neozelandês a atingir as 100 internacionalizações, a equipa dos antípodas manteve a superioridade na segunda parte, com mais dois ensaios, Jane (41) e S.B. Williams (77), desforrando-se da eliminação nos quartos-de-final do Mundial de 2007. O médio de abertura Don Carter terminou com três transformações (17, 21 e 41), uma penalidade (46) e um pontapé de ressalto (64).

A Nova Zelândia vai defrontar nos quartos-de-final o segundo classificado do Grupo B, Argentina ou Escócia, que se defrontam no domingo, enquanto a França deverá vencer o Tonga para seguir em frente, antevendo-se um cruzamento com a Inglaterra, previsível vencedora da "poule" B.
PUB