Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Nuno Borges conquista "challenger" de Phoenix

por Mário Aleixo - RTP
Nuno Borges foi o vencedor do "challenger" de Phoenix Fazry Ismail-Epa

O tenista português Nuno Borges, 80.º do ranking mundial, venceu a final do "challenger" de Phoenix, ante o russo Alexander Shevchenko, 132.º, após reviravolta no marcador ante um atleta proveniente da qualificação.

Ao fim de uma hora e 34 minutos, o número um nacional venceu em três "sets", pelos parciais de 4-6, 6-2 e 6-1.

O jogador português entrou pior no encontro, perdendo o "set" inaugural para o russo por 6-4.

A reviravolta fez notar o superior nível do maiato, que se impôs por 6-2 e 6-1, conseguindo o segundo título do ano e o mais relevante da carreira.

Foi a sétima final de um "challenger" em singulares para Nuno Borges, de 26 anos, que tinha vencido em Antália, em 2021, em Barletta, em 2022, e em Monterrey, já este ano, somando agora novo título, e o maior da carreira – excluindo resultados em pares -, uma vez que este é um torneio de categoria 175.

Além dos triunfos durante a semana nos Estados Unidos, Borges leva da competição também uma vitória importante, tendo batido o argentino Diego Schwartzmann, antigo número oito do mundo e aqui segundo cabeça de série, por 2-0, logo a abrir.

Tenista entra no "top-70"

Nuno Borges entrou esta segunda-feira pela primeira vez no "top-70" do ranking mundial de ténis, num dia em que o espanhol Carlos Alcaraz viu confirmada a subida à liderança da hierarquia.

Um dia depois de conquistar o challenger de Phoenix, o maiato ascendeu 12 lugares e alcançou o 68.ºlugar do ranking ATP, a sua melhor posição de sempre.

João Sousa voltou a sair dos 150 melhores tenistas do mundo, apenas pela segunda vez desde outubro de 2021, ao cair oito lugares, ocupando agora o 156.º posto.

Na liderança do ranking ATP passou a estar agora o espanhol Carlos Alcaraz, que ultrapassou o sérvio Novak Djokovic depois de vencer no domingo o Masters 1.000 de Indian Wells, com o grego Stefanos Tsitsipas no terceiro lugar.

No "top-10", destaque ainda para a subida ao quinto posto do russo Daniil Medvedev, finalista em Indian Wells, e ao sexto do canadiano Felix Auger-Aliassime.

No ranking feminino, a polaca Iga Swiatek mantém a liderança, seguida da bielorrussa Aryna Sabalenka e da norte-americana Jessica Pegula.

pub