Nuno Pombo promete trabalhar para pódio de Pequim
O atleta de tiro com arco Nuno Pombo está qualificado desde a passada semana para os Jogos Olímpicos e tem expectativas altas em relação ao seu desempenho em Pequim. Esta vai ser a terceira vez em que Pombo participa nos Olímpicos.
Ouvido pela Antena 1, Nuno Pombo promete que vai trabalhar arduamente para ter uma boa prestação em Pequim, embora diga que é difícil estabelecer uma meta concreta.
"Já fui a dois Jogos Olímpicos e obviamente que no terceiro uma pessoa espera mais do que participar. Tento pensar sempre série a série, porque o tiro com arco consiste em atirarmos flechas e o ideal é pensar flecha a flecha. O que posso dizer é que darei o meu melhor durante cada flecha", afirma.
O atleta considera que neste momento está mais bem preparado do que nos dois Olímpicos anteriores: "A minha preparação neste momento é muito melhor. Estou mais velho, mais ‘maduro', tenho mais rodagem e estou numa grande forma, o que me dá uma perspectiva bastante boa, porque os Jogos Olímpicos são daqui a um mês e meio".
Nuno Pombo participou nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e de Sidney em 2000, mas falhou Atenas2004 por falta de apoios financeiros.
"Infelizmente, a federação não tem por vezes a capacidade financeira de nos mandar a uma taça do mundo ou um campeonato do mundo. Mas a minha Faculdade apoia-me por completo", confessa.
Nuno Pombo é o 72º português a garantir a presença em Pequim2008. Aos 30 anos, o atleta qualificou-se na passada quinta-feira na prova de tiro com arco (individual masculino), ao vencer a final da Taça do Mundo de Boé, em França.