Olisipíadas regressam a Lisboa para pôr crianças e jovens a praticar desporto

Cerca de 30.000 crianças e jovens vão participar, em 2015, nas Olisipíadas -- Jogos Desportivos da Cidade de Lisboa, cujo objetivo principal é dinamizar a atividade física e o desporto, anunciou a Câmara Municipal.

RTP com Lusa /
Legenda da Imagem

A iniciativa, cuja primeira edição teve lugar em 1987, mas esteve interrompida durante alguns anos, visa ser fator de união e integração entre todas as freguesias do concelho.

Os jogos são organizados pelo município, em parceria com as 24 freguesias, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal e diversas federações desportivas, e dirigem-se aos jovens de todas as freguesias de Lisboa, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.

A partir de hoje e até janeiro de 2015, os participantes têm a oportunidade de escolher entre 12 modalidades individuais (atletismo, ciclismo, natação, skate, ténis de mesa, ginástica e judo) ou coletivas (andebol, basquetebol, futsal, râguebi e voleibol), sendo, posteriormente, distribuídos por duas fases, a local e a final.

A primeira fase, que decorre entre janeiro e abril, engloba várias atividades locais para eleger os representantes da freguesia e a fase final, entre maio e junho, terá a presença de, no mínimo, um participante ou equipa de cada freguesia por modalidade, sendo, depois, divulgada em conjunto com as iniciativas das Festas da Cidade.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, considerou a iniciativa um "excelente momento de confraternização e convívio" entre os mais jovens e, até, os seus pais, que, nalguns casos, "participaram nas anteriores edições".

"Queremos pôr todas as crianças de Lisboa a praticar desporto", afirmou o vereador.

PUB