Ouro coloca Yahima no quarto lugar do "ranking" mundial

A judoca Yahima Ramirez subiu do nono para o quarto lugar no "ranking"mundial de judo, depois de conquistar domingo a medalha de ouro nacategoria de -78 kg na Taça do Mundo de Lisboa. 

RTP /
Yahima Ramirez subiu ao quarto lugar na consolidação de Telma Monteiro Foto: REUTERS

Yahima arrecadou a terceira medalha de ouro de Portugal na competição, depois dos êxitos no sábado de Telma Monteiro (-57 kg) e Joana Ramos (-52 kg) e de Leandra Freitas (-48 kg), que chegou à medalha de bronze. 
 
A luso-cubana tem agora 328 pontos, os mesmos da espanhola Esther San Miguel, e está atrás da ucraniana Marina Pryshchepa (terceira, 428), da chinesa Xiuli Yang (segunda, 520) e da francesa Celine Lebrun (primeira, 536). 
 
A Taça do Mundo de Lisboa, que decorreu no fim-de-semana no Pavilhão Municipal Cidade de Almada, proporcionou à selecção nacional quatro medalhas e dois lugares de honra, com os quintos lugares de Ana Cachola (-63 kg) e Joana Costa (+78 kg). 
 
Telma Monteiro, campeã europeia em título, era a medalha mais expectável entre as portuguesas e, uma vez mais, a judoca brilhou ao mais alto nível, com vitórias em quatro combates, três das quais por ippon (pontuação máxima).
 
A judoca do Benfica mantém a liderança do "ranking" mundial, mas agora com 760 pontos, mais 160 que a japonesa Kaori Matsumoto, com quem este ano perdeu duas vezes (Grand Slam de Paris e de Moscovo) e ganhou uma (Grande Prémio Hamburgo). 
 
A grande surpresa da Taça do Mundo de Lisboa foi Joana Ramos, judoca que chegou recentemente a estar nos -63 kg e que habitualmente competia nos -57 kg, baixando agora para os -52 kg. 
 
Com Ana Hormigo (-52 kg) fora dos "tatamis" devido a uma gravidez e Telma Monteiro num peso acima (-57 kg), a judoca do ACM de Torres Novas aposta nos -52 kg e para já deu muito boas indicações em Lisboa. 
 
A medalha de ouro de sábado colocou a judoca no 22. posto do "ranking" mundial. 
 
Já Leandra Freitas (-48 kg) também entrou na classificação mundial da sua categoria, onde se encontra agora um pouco abaixo das 30 primeiras, fruto dos 40 pontos amealhados com a medalha de bronze nesta Taça do Mundo.

C/LUSA

PUB