Portugal fica em sexto no Mundial sub-19 de andebol

A seleção portuguesa masculina sub-19 de andebol perdeu hoje com a congénere da Alemanha por 31-27, na partida de atribuição do quinto e sexto lugares do Mundial da categoria, na Croácia.

Lusa /

Numa partida disputada em Varazdin, a seleção das ‘quinas’ não foi capaz de contrariar o favoritismo germânico e ao intervalo já estava atrás por cinco golos (17-12).

A diferença do encontro fez-se na eficácia, com 52 remates dos alemães contra 50 dos lusos, com Eduardo Leite (89% de eficácia) a assumir oito dos disparos certeiros.

Gonçalo Morgado defendeu perto de um terço dos remates que enfrentou, mas não chegou para Portugal levar a Alemanha de vencida, acabando o torneio no sexto lugar, depois do quarto lugar de 2019 e o sétimo na estreia, em 2017.

Pelo caminho, venceram Ruanda e Argélia, perdendo com a Croácia, e depois triunfaram ante Hungria e Eslovénia, marcando encontro com as Ilhas Faroé, que bateram, depois do desaire com a Dinamarca nos ‘quartos’.

O selecionador nacional, Nuno Santos, elogiou a atitude dos portugueses, que conseguiram "ser quase sempre competitivos", lamentando os problemas na finalização.

"Só na primeira parte, tínhamos 16 remates falhados, nove no contra ataque. Isso explica muita coisa. De resto, acho que conseguimos ser competitivos. Apesar do resultado, conseguimos estar sempre no jogo. Estivemos sempre na luta, porque sentimos que nos podíamos aproximar", declarou, citado pela Federação de Andebol de Portugal.

Olhando para a prestação no global, que deixa esta seleção entre as seis melhores do mundo, retirou "a experiência fantástica para todos os atletas", que puderam sentir "o que são equipas de alto nível", numa experiência "muito interessante para o futuro".

Espanha e Dinamarca, o ‘carrasco’ de Portugal, disputam hoje o título mundial de sub-19, enquanto o ainda campeão em título, o Egito, defronta a anfitriã Croácia pelo terceiro lugar.
PUB