Portugal inicia defesa do título europeu de futsal com Hungria, Itália e Polónia

A seleção portuguesa de futsal, bicampeã europeia em título, vai defrontar Itália, Hungria e Polónia na fase de grupos do Europeu do próximo ano, coorganizado por Letónia, Lituânia e Eslovénia.

RTP /
FPF

No sorteio hoje realizado em Kaunas, na Lituânia, com a presença do antigo internacional Ricardinho, Portugal ficou colocado no Grupo D, de um total de quatro grupos e 16 seleções que irão lutar pelo título europeu.

Portugal disputará a fase de grupos na Eslovénia, sendo que a fase a eliminar também será nesse país.

A Espanha, recordista de títulos, com sete, e finalista vencida, frente a Portugal, em 2018, era cabeça de série, tal como a seleção das ‘quinas’, e integra o Grupo C, com a anfitriã Eslovénia, a Bielorrússia e a Bélgica.

Portugal e Espanha podem defrontar-se logo nos quartos de final do Europeu se, na fase de grupos, uma das seleções vencer o seu grupo, mas a outra terminar em segundo, o que dará, desde logo, uma final antecipada na fase seguinte, em que os grupos cruzam.

O sorteio colocou ainda as seleções da Croácia, Geórgia e França no grupo A, junto da Letónia, e Arménia, República Checa e Ucrânia no B, ao lado da Lituânia, com o emparelhamento a ter alguns condicionalismos com Ucrânia e Bielorrússia.

O Europeu está agendado para o período entre 21 de janeiro e 07 de fevereiro, com jogos distribuídos pela Arena Riga, em Riga, Zalgirio Arena, em Kaunas, e Arena Stozice e Tivoli Arena, em Liubliana.

Composição dos grupos:

- Grupo A: Letónia, Croácia, Geórgia e França.

- Grupo B: Lituânia, Arménia, República Checa, Ucrânia.

- Grupo C: Eslovénia, Bielorrússia, Espanha, Bélgica.

- Grupo D: Itália, Hungria, Portugal, Polónia.

Jorge Braz elogia adversários

O selecionador português de futsal vê Itália, Hungria e Polónia, como “três seleções muito organizadas, muito competitivas. A Itália com jogadores de um nível muito bom, a Polónia extremamente competitiva, que tem crescido muito, e a Hungria que sabe gerir, que está muito organizada e que tem evoluído”, referiu Jorge Braz numa apreciação feita em Kaunas, após o sorteio.

Braz, que levou a seleção portuguesa à conquista de um mundial e dois europeus, em 2018 e 2022, acredita, também, que Portugal tem de olhar para si e vencer o Grupo D.

“É o grupo que temos, o mais importante neste momento é perceber como nos vamos preparar para vencer o grupo. Não há aqui outra forma de olhar para isto. Nós queremos vencer o grupo e queremos olhar para nós. A seleção mais importante do nosso grupo somos nós”, defendeu.

O sorteio teve o lado positivo de manter a seleção das ‘quinas’ na Eslovénia durante toda a fase de grupos do Europeu (coorganizado também por Letónia e Lituânia), algo que agrada muito ao selecionador nacional.

“Somos do Grupo D, pode trazer já uma ligeira vantagem e, logisticamente, estar sempre no mesmo país também é uma vantagem. Portanto, desse lado logístico, de organização, de preparação, esse é sempre o lado de que gosto mais. Nesse sentido, foi um bom sorteio”, sublinhou.

(Com Lusa)
PUB