Portugal joga futuro no mundial de futsal

A seleção portuguesa de futsal procura esta manhã, a partir das 10h00 hora de Lisboa, qualificar-se para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de 2012, ao defrontar o Brasil, campeão em título, em jogo da terceira e última jornada do grupo C.

RTP /
A seleção portuguesa quer voltar à festa do golo no mundial de futsal Lusa

Portugal mede forças com a seleção sul-americana na cidade tailandesa de Nakhon Ratchasima, com o empate a revelar-se suficiente para colocar a "equipa das quinas" na fase seguinte, independentemente do resultado entre o Japão e a Líbia.

O primeiro lugar do grupo, ocupado pelo Brasil, também é uma possibilidade, mas para lá chegar a seleção lusa, atual segunda classificada, precisa de ganhar ao campeão mundial, algo que nunca conseguiu nos 18 jogos anteriores com os "canarinhos", nos quais se limitou a quatro empates.

Depois de ter ganho por 5-1 na estreia à Líbia, Portugal empatou 5-5 com o Japão, num encontro em que esteve a ganhar por 5-1 e no qual poderia ter assegurado o apuramento antecipado para os oitavos de final em caso de vitória.

O Japão também ainda pode chegar ao segundo lugar, caso goleie a Líbia e Portugal perca com o Brasil, mas mesmo o terceiro posto pode ser suficiente para assegurar a continuidade na prova, pois os quatro melhores terceiros classificados também seguem em frente.

À partida para este jogo o capitão Arnaldo Pereira é o jogador com mais inteernacionalizações (159) e mais golos marcados (87). A seleção de Portugal já soma 230 jogos realizados tendo averbado 148 vitórias, 27 empates e 55 derrotas. No decorrer destes encontros foram marcados 1036 golos e sofridos 462. A maior goleada alcançada foi a 9/10/2006, em Macau, frente a Timor Leste (56-0) nos I Jogos da Lusofonia.

PUB