Mais Modalidades
"Portugal pode obter bons resultados na Liga Mundial de voleibol"
O selecionador de Portugal de voleibol, o italiano Flávio Gulinelli, manifestou-se esta terça-feira agradado com o trabalho desenvolvido pelos jogadores e acredita que a equipa poderá obter bons resultados na Liga Mundial.
"Este período de trabalho foi muito bom. Gostei muito da atitude do
grupo. Comparando com o verão passado, a qualidade do grupo é já muito mais alta", disse Flávio Gulinelli, que falava no final do estágio realizado em Anadia.
A seleção portuguesa parte na quarta-feira para Sófia, onde realizará, até 29 de maio, um estágio conjunto com a Bulgária, antes de se estrear na fase intercontinental da Liga Mundial2013, na Finlândia, a 31 de maio e 01 de junho.
Flávio Gulinelli escolheu já os 12 jogadores que participarão no estágio na Bulgária -- que incluirá dois jogos particulares entre as duas seleções (a 24 e 25 de maio) -- e nos dois encontros referentes à primeira jornada do Grupo C da Liga Mundial, com a Finlândia.
O regresso de Nuno Pinheiro e a presença de Idner Martins constituem as principais novidades das escolhas de Flávio Gulinelli.
O selecionador português convocou ainda para o estágio na Bulgária e
para o primeiro embate da Liga Mundial os seguintes jogadores: Alexandre Ferreira, André Lopes, José Gomes, Tiago Violas, João José, Marcel Gil, Rui Santos, Valdir Sequeira, Ivo Casas e João Coelho.
"Os jogadores mais novos estão com mais um ano de experiência, devido à sua prestação, não só na Liga Mundial como também nos seus clubes e em alguns campeonatos estrangeiros", referiu o selecionador.
Flávio Gulinelli integra neste grupo Marcel Gil, "que regressou com maior qualidade física e técnica", Alexandre Ferreira, "que teve uma época muito boa em Itália", Valdir Sequeira, "que venceu o campeonato na Áustria", e Nuno Pinheiro, "que foi campeão em França".
"O grupo de trabalho está mais confiante e seguro das suas capacidades. O Nuno Pinheiro apenas integrou os trabalhos na última semana, mas a sua experiência e a sua qualidade de jogo são já bem visíveis", explicou o selecionador.
Portugal vai disputar dois jogos particulares com a Bulgária, quarta classificada na última edição dos Jogos Olímpicos.
"Combinámos fazer um treino conjunto com a Bulgária na quarta-feira e dois jogos particulares nos dois dias seguintes. A qualidade da seleção
búlgara é notória e esta semana de estágio vai ser preciosa na nossa preparação", defendeu.
A seleção lusa começa a sua participação na 24. edição da Liga Mundial com três saídas: à Finlândia, de 31 de maio e 1 de junho, ao Canadá (7 e 8 de junho) e à Holanda (22 e 23 de junho), terminando a Fase Intercontinental em Guimarães, com as receções ao Japão (29 e 30 de junho) e à Coreia do Sul (6 e 7 de julho).
"Após a viagem para o Canadá, que é a mais longa que vamos fazer, não há jogos no fim de semana, pelo que dá para trabalhar, para recuperar fisicamente e viajar para a Holanda na nossa melhor forma. O calendário está bem, agora só depende de nós", conclui o selecionador.
A fase final da Liga Mundial será realizada em Mar del Plata, na Argentina, de 17 a 21 de julho, e será disputada por oito seleções: o país organizador, os três primeiros classificados dos grupos A e B e o primeiro do C.